Mensagens

1ª. Mensagem CEC / janeiro de 2019 Um Deus de recomeço, Filipenses 3.13-15

Mens_CEC1_jan_19 (339 downloads) Mens_CEC1_jan_19 (286 downloads)

Todos, em escala menor ou maior, já tiveram que recomeçar em alguma área da vida. Seja porque a empresa entrou em falência, pelo fim de uma amizade, um acidente, uma doença, a perda do emprego, um relacionamento que não está indo bem, uma mudança de endereço, a reconstrução de um casamento ou o retorno ao evangelismo e discipulado. Os recomeços sempre nos acompanharão.

  1. Temos que fazer escolhas para o recomeço (Rute 1.5). Por mais que a família de Elimeleque tivesse tomado uma decisão errada e saído de sua cidade para se aventurar em terra estranha, Deus não abandonou Noemi nem as suas noras. Ela escolheu voltar para o seu povo e não seguir adiante em Moabe, longe dos cuidados do Senhor e assim Deus lhes deu um novo começo.
  1. É possível recomeçar depois de uma fatalidade. Jó perdeu tudo: filhos, posses, amizades e a saúde. Mesmo com esses acontecimentos, ele não desistiu. Como Jó, homens e mulheres de Deus podem passar por perdas e tristezas, mas podem recomeçar e serem abençoados (Jó 1.14-19; 2.3-8).
  1. É possível recomeçar depois de um erro.Davi recomeçou depois de cometer adultério e se envolver diretamente na morte de Urias, esposo de Bateseba. Ele arrependeu-se e recomeçou a sua história (Salmo 51).
  1. Recomeçar depois de rejeitar a Missão de Deus.Jonas saiu do fundo do mar porque clamou ao Senhor e arrependeu-se por ter fugido da missão dada a ele. Depois disso voltou para a cidade de Nínive para cumprir o chamado para o qual Deus o havia destinado, tornando-se o instrumento para salvação de um povo (Jonas 1-4).
  1. Enquanto estivermos vivos, haverão recomeços.Moisés deve ter pensado que sua vida tinha acabado quando fugiu do Egito, porém Deus tinha um grande plano para ele; a viúva de Naim não sabia o que seria de sua vida, mas Jesus ressuscitou seu filho; houve recomeço para Marta, Maria e Lázaro, Maria Madalena, a mulher pega em flagrante adultério, e Pedro que entristeceu-se por ter negado a Jesus, mas foi lembrado quando Jesus ressuscitou: Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse” (Marcos 16.7).
  1. Há recomeço para os que se afastaram de Deus e da igreja.Não é nada fácil olhar para trás e ver que tomamos a decisão errada, que escolhemos sair da presença de Deus, como o filho pródigo, que arrependeu-se e voltou querendo ser apenas uns dos trabalhadores de seu pai, mas foi abraçado e recebido com festas. Isso mostra que o amor e a misericórdia do Senhor são infindáveis, assim como a sua justiça (Lucas 15.11-32.

Deus está sempre pronto a mudar o curso da nossa história, Ele apenas espera que estejamos dispostos a recomeçar.

7 comentários

Deixe seu comentário