Mensagens

1ª. Mensagem da CEC / Março de 2019 A melhor escolha, Rute 1.1-17

Mens_CEC1_mar_19 (418 downloads) Mens_CEC1_mar_19 (334 downloads)

Fazemos escolhas diariamente. Algumas são boas, outras não. Outras trazem consequências para a vida toda, outras, até a eternidade.

Quais das suas escolha marcou sua vida?

Nossa mensagem trata das escolhas feitas pela família de Noemi. Sua família saiu de Belém, cidade da região de Judá, e foram para Moabe por causa da fome, e ali naquela terra eles prosperaram e venceram as circunstâncias difíceis. Seu marido faleceu e seus dois filhos casaram com duas mulheres moabitas chamadas Rute e Orfa. Em Moabe, Noemi vivenciou a morte de seu esposo e dos dois filhos, mas mesmo diante dessas dificuldades permaneceu fiel ao Deus de Israel. O acontecimento e a impossibilidade de continuarem a vida sem os maridos as levaram a fazer escolhas:

1.     Noemi escolheu voltar para sua cidade, Belém, para estar junto aos seus parentes. Por isso insistiu e argumentou com as noras para que voltassem ao seu povo: “ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos,iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? Noemi sabia que nenhum hebreu fiel a Deus se casaria com moças pagãs, se não fosse intervenção de Deus (Rute 1.12,13).

2.     Orfa escolhe o caminho fácil e mais seguro. Ela se despede de Noemi e da história.

3.     Rute escolheu ir com Noemi e ter o povo dela como seu povo e o Deus dela como seu Deus, mesmo que isso significasse não casar e não mais voltar a Moabe (Rute 1.16-17).
a.     O testemunho de Noemi influenciou Rute ao ponto dela decidir servir ao mesmo Deus  “O teu Deus será o meu Deus”.
b.     Sua escolha a tornou um exemplo de amor, generosidade e fidelidade. Diferente de muitos que abandonam a família, líderes e até discípulos, Rute foi fiel às promessas que fez à sua sogra. Ela cuidou de Noemi, também ouviu e acatou aos seus conselhos.
c.      A fidelidade atrai a fidelidade. Rute atraiu a fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela (Rute 2.11; Salmo 100.5).
d.     Suas atitudes possibilitaram sua participação na descendência de Jesus, mesmo que ela não tivesse consciência disso.

O QUE PODEMOS APRENDER NESSE TEXTO?
Devemos viver uma vida que atraia as pessoas a Deus e à igreja, como aconteceu com Noemi e Rute.
Escolher aceitar a Jesus como Salvador, Senhor e Deus traz a maior de todas as mudanças em nossa história.
Devemos ser fiéis e leais aos compromissos que fazemos.
Nossa vida está nas mãos de Deus. As coisas boas que acontecem conosco não resultam de sorte na vida, mas de uma mão soberana, poderosa e gloriosa que atua sobre nós, seus filhos.

2 comentários

Deixe seu comentário