Mensagens

1ª. Mensagem da CEC / novembro de 2017 Preparado para a morte, Gênesis 2.16,17; Romanos 6.23

Mens_CEC1_nov_17.pdf (401 downloads) Mens_CEC1_nov_17.png (186 downloads)

A morte é sempre muito devastadora. Quando ela chega, vários sorrisos se vão. Mesmo sabendo que este é o ciclo normal da vida, não estamos preparados mentalmente para ver ou aceitar alguém morrer, principalmente, se a pessoa for muito próxima a nós.

Não é um tema bom para ser tratado. Quando alguém comenta sobre a morte, alguns pedem para mudar para outro assunto, outros dizem: o céu é bom, mas ninguém quer ir para lá antes do tempo determinado por Deus.

Essas reações são compreensíveis, pelo fato de que algumas pessoas pensam que a vida nada mais é do que um estado no qual o corpo humano está biologicamente ativo, seja: come, bebe, trabalha, estuda, casa-se…

Mas a morte é mais do que isso.

1.   A morte é a separação do corpo do espírito (Tiago 2.26; Eclesiastes 12.7).

2.   É o fim da vida física, mas não da existência de uma pessoa. O sepultamento não finaliza a existência (Eclesiastes 12.7).

a.  A morte física é a consequência da morte espiritual (Gênesis 2.16-17; Romanos 6.23). O corpo é afetado pelo pecado e não pode durar para sempre, porque está corrompido. Essa morte física, que é o resultado da morte espiritual, é chamada a primeira morte.

b.  A morte espiritual significa separação em relação a Deus (Efésios 2.1-5). Isso quer dizer que uma pessoa pode está fisicamente viva, mas espiritualmente morta.

c.   Se a morte física acontecer enquanto a pessoa estiver morta espiritualmente, a mesma passará pela segunda morte, que na eternidade é a irreversível separação em relação a Deus, após o juízo (Ap 20.11-15).

3.  Aceitar a realidade da morte nos dá condições para que nos preparemos espiritualmente para esse dia.

4.   A Palavra de Deus nos orienta a estarmos preparados para esse dia

a.  “Põe a tua casa em ordem, porque morrerás” (2 Rs 20.1).

b.  “Louco, esta noite te pedirão a tua alma” (Lc 12.20).

c.  “Prepara-te para encontrar com o teu Deus”(Amós 4.12).

Negar a morte não faz com que ela deixe de existir. Aceitar a realidade da morte e buscar em Jesus a certeza de vida eterna com Deus, fará com que você possa desfrutar a vida com sabedoria e satisfação.

Deixe seu comentário