Mensagens

2ª. Mensagem da CEC / Julho de 2018 O que dizem de você? Provérbios 20.11

Mens_CEC2_jul_18 (428 downloads) Mens_CEC2_jul_18-1 (240 downloads)

Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões (Pv 20.11). O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é ou seu temperamento, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais pessoas (Pv 14.14).

Deus fez o homem perfeito, em termos espirituais, morais e físicos. No ato divino da Criação, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26). Fomos criados à “imagem” e “semelhança” do Criador.

  1. A decisão do homem em desobedecer a Deus causou o principal problema de caráter. Após sua queda, sua “imagem e semelhança de Deus” foi afetada em todas as dimensões.
    1. Adão e Eva demonstraram falha no caráter ao não admitirem suas responsabilidades na queda (Gn 3.12).
    2. Afalta de exemplos positivos de um caráter reto tem-se tornado um dos fatores que levam muitos a desenvolverem um caráter corrompido.
    3. Os exemplos dos pais sobre os filhos, dos líderes sobre os liderados, dos professores sobre seus alunos, dos políticos sobre a população, falam muito mais alto do que muitas palavras, e tem gerado um descrédito à existência e necessidade de um bom caráter.
    4. O apóstolo Paulo pôde dizer: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”(1 Coríntios 11.1). Você pode fazer essa afirmação para as pessoas que lhe cercam?
  2. A ausência de ensinamentos claros e objetivos na área da moral e do caráter pelos pais, instituições de ensino, pelas igrejas, contribui, e muito, para a má formação do caráter.
    1. O ponto de partida para a formação do caráter cristão se encontra na regeneração, ou seja, no novo nascimento pelo Espírito Santo. Isso acontece quando Cristo entra em nossas vidas.
    2. Jesus veio ao mundo para salvar o homem da tragédia do pecado e aproximá-lo novamente de Deus (Jo 3.16).
    3. Pela fé em Jesus o homem recebe a salvação e se torna uma nova criatura: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17).
    4. O caráter daqueles que, pela fé, nasceram de novo, é poderosamente transformado pelo poder do Espírito Santo.
    5. Todas as transformações advindas da salvação em Cristo podem ser comprometidas quando voltamos a dar lugar ao velho homem.

Se buscarmos a presença de Deus, nosso caráter cristão se tornará cada vez mais puro e forte, à medida que fizermos progresso em santificação pela Palavra aplicada pelo Espírito Santo às nossas vidas.

  • As novas revistas da Escola Dominical já estão disponíveis na Livraria Logos
    • No Canaã – Prédio da CEADAM
    • Alameda Cosme Ferreira, em frente a entrada do Bairro do Zumbi, canto com a rua Rosarinho – Zona Leste

               Fone/WhatsApp: (92) 99239-4955

Deixe seu comentário