Mensagens

4ª.Mensagem da CEC / Abril de 2019 Importa nascer de novo, João 3.1-6

Mens_CEC4_abr_19 (461 downloads) Mens_CEC4_abr_19 (311 downloads)

Após a queda do homem ao desobedecer a Deus no Éden, o mesmo foi separado de Deus, tornando-se morto espiritualmente etotalmente incapaz de agradar a Senhor.Daí vem a importância fundamental do novo nascimento, pois no novo nascimento o homem passa a ter novamente vida espiritual, tornando-se morto para o pecado e passando a viver para Deus.
O processo do novo nascimento deixou confuso até mesmo um doutor da Lei judaica (João 3.10), e até hoje, a maioria das pessoas ainda não conseguem compreender como acontece. Mas uma coisa podemos afirmar, nenhum ser humano entra na glória eterna se não for conduzido pela Redenção que vem de Jesus.
O que significa nascer de novo(João 3.1-5). Jesus revela, em diálogo com Nicodemos, que nascer novamente não é voltar ao ventre da mãe, ou um mero ritual mecânico. Mas, sim, compreender Jesus como seu Salvador, e deixá-lo transformar completamente a sua vida (João 14.6).

A necessidade de nascer de novo.O novo nascimento é necessário porque todos os descendentes de Adão e Eva herdaram a natureza pecaminosa e são moralmente incapazes de fazer o que é bom. Paulo escreveu aos efésios que as pessoas estão mortas em seus delitos e pecados. Nesse estado, estão sem Deus e sem esperança (Efésios 2.1,5).

Os resultados do novo nascimento.

  1. Diferente das atitudes anteriores, o novo nascimento coloca em nosso coração uma disposição nova, uma disposição para o bem que agrada a Deus, uma disposição para a santidade, de modo que não mais servimos ao pecado como escravos (1João 4.7).
  2. No novo nascimento acontece uma transformação imediata e sobrenatural que Deus realiza em nós. Não é apenas uma melhoria moral ou uma melhoria social, mas uma mudança sobrenatural. O regenerado não se torna uma “pessoa boa”, ele se torna uma nova criatura. Ela não se refere somente a uma mudança de comportamento, mas a uma mudança em nosso relacionamento com Deus, trazendo efeitos para todas as áreas da nossa vida.
  • Seu efeito é fazer com que nós, da morte espiritual, passemos à vida espiritual. Mudar a disposição de nossa alma, inclinando nosso coração para Deus.

Como experimentar o novo nascimento(3.16-21).

O novo nascimento é uma escolha de vida, uma decisão tomada por livre vontade e declaração oficial. Podemos acreditar em Deus, podemos até dizer que amamos Deus, mas precisamos, além de tudo isso, declarar que queremos nascer novamente. Isso acontece quando reconhecemos que somos pecadores, nos arrependemos de nossos pecados, confessamos a Jesus e o recebemos como Senhor e Salvador de nossas vidas (Romanos 10.9-10; Romanos 3.23, 1 João 1.8-9).

Deixe seu comentário