Mensagens

4ª Mensagem da CEC / dezembro 2017 Avaliando nossa situação, Jeremias 8.20-22

Mens_CEC4_dez_17.pdf (161 downloads) Mens_CEC4_dez_17.png (79 downloads)

Estava havendo uma apostasia generalizada em Israel, o povo estava disperso e já não se reunia para adorar o Deus de Sião; os príncipes, os profetas, e os sacerdotes estavam todos contaminados e dominados pela idolatria. Eles desprezavam a lei do Senhor, usavam de falsidade e falavam por sua própria vaidade, e diziam ao povo: Paz, paz; e não havia paz. O profeta Jeremias, que estava na contramão desta situação, se encontrava triste e decepcionado com o pecado do povo e com a falta de sensibilidade espiritual, profetizou para a nação de Israel informando o juízo de Deus sobre a nação.

I.    Ciente da proximidade do mal sobre o povo, o profeta clama com grande lamento: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”.

1.     Ele reconhecia que o povo teve todas as oportunidades para evitar a morte de muitos, a destruição de Jerusalém e de serem levados como cativos.

2.     O seu relato demonstrava a proximidade da destruição.

II.  Na continuidade de seu lamento, ele faz algumas perguntas: Não há bálsamo em Gileade? Não há médico? Por que, então, não há sinal de cura para a ferida do meu povo? (Jeremias 8.22).

1.     A resposta é sim. Gileade era conhecida pela produção de bálsamo.

2.     Sempre houve médico. O problema era que as pessoas não se sentiam doentes, por isso, não procuravam cura.

3.     Deus estava aguardando da parte de cada um o reconhecimento de sua situação espiritual e o arrependimento.

III.   O que esses fatos históricos têm a ver conosco?

1.     A lição que esse relato nos ensina é que precisamos avaliar a maneira como estamos vivendo. Se é a maneira que Deus quer, ou estamos vivendo enganados com a nossa “verdade”.

2.     Precisamos ter pressa com essa avaliação para não cair no mesmo erro do povo de Judá, pois os anos se sucedem em direção à eternidade. Sua juventude logo passará; sua varonilidade estará se escoando, e você pode ser pego de “surpresa”.

3.     Que possamos reconhecer nossas falhas espirituais, pessoais e familiares.

4.     Que possamos fazer uma retrospectiva e verificar o quanto temos nos envolvido em Sua obra, quantas pessoas ganhamos e estamos cuidando no ano que está findando, como está o relacionamento com o cônjuge, os filhos, os pais, a igreja, a sociedade.

Lembre-se: Para qualquer mudança em nossa situação, precisamos dar o passo em direção a solução. Para a cura de qualquer tipo de ferida temos a nossa disposição o médico e o balsamo, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

1 comentário

  • A paz do senhor e salvador jesus cristo!! que eu e você possamos ser mais dedicado e fiel na obra de Deus.. quantas almas você ganhou pra JESUS esse ano 2017,possamos fazer a nós mesmo uma retrospectiva de análise, o quer fizemos na obra de DEUS, por quer? não fiz. o quê aconteceu? há não tive tempo trabalho, estudo, meu esposo não e cristão etc..Meus caros irmãos, vocês estão se gamando a sim mesmo, não imposta as dificuldades, o senhor quebra todas as barreiras de nossas vida, você e mais que VITORIOSO, mais que VENCEDOR,quê esse ano 2018 vamos fazer uma análise do EU, VOCÊ, NÓS, TODOS CRISTÃOS como Discípulos vamos sair das desculpas, do conforto, e vamos fazer, a obra que o PAI nós deixou, que e tão grande, quê só um não faz.. não devemos receber só a benção, devemos adorar o abençoador também amém.. FELIZ ANO NOVOS á todos meus irmãos em cristo jesus..

Deixe seu comentário