Mensagens

4ª. Mensagem da CEC / Julho de 2018 Que tipo de cristão você é? 2 Reis 6.8-18

Mens_CEC4_jul_18 (504 downloads) Mens_CEC4_jul_18 (328 downloads)

A Síria fazia guerra contra Israel e houve vários planos para destruição do povo israelita, mas Deus revelava ao profeta Eliseu, e este avisava o rei de Israel, a fim de que a nação não fosse destruída. O rei da Síria chegou a achar que havia algum sírio espião, porém o informaram que o profeta Eliseu é quem informava tudo ao rei de Israel, por isso buscavam prendê-lo. O profeta era um homem de intimidade com Deus, por isso recebia revelação de Deus. Ele sabia que o mundo invisível (dos anjos e demônios) era tão ou mais real do que o mundo que podia contemplar com os olhos.

Este trecho da Bíblia mostra quatro tipos de pessoas e com certeza nós nos encaixaremos em algum deles.

1. A pessoa que só vê o natural

  1. Este só consegue ver o que é lógico, o que é visível aos seus olhos naturais (V11). “…quem dos nossos é pelo rei de Israel? “Ai, meu Senhor, o que faremos”? (V 15).
  2. Não consegue enxergar o mundo invisível, discernir o espiritual (V 11,15).

2. A pessoa que acredita realmente que há um mundo invisível (espiritual) mas ainda procura meios lógicos e naturais para encontrar a solução (Vs 12,13).

  1. Usa meios naturais para solucionar o espiritual, Vs 13. O rei armou uma estratégia militar com grande exército, cavalos e carros, cercaram a cidade para prender o profeta Eliseu.
  2. Muitas pessoas agem como aquele rei, que deveria ter consultado a Deus sobre o que fazer, qual o caminho tomar e como resolver esta situação. Porém, em sua mente natural e cheia de lógica, o problema só seria resolvido com a prisão de Eliseu, V13.

3. O terceiro tipo de pessoa é aquela que acredita em Deus, acredita que há uma solução espiritual, mas não consegue enxergar o quão perto ela está.

  1. Não percebem a presença dos anjos. Não percebem que os problemas dos homens são só uma oportunidade para o milagre de Deus (Vs 17).
  2. Creem em Deus, mas em um Deus que está distante, que parece não estar muito preocupado, nem vendo sua situação desesperadora. “Ai meu Senhor, o que faremos”? (V15).

4. O quarto tipo de pessoa é aquela que vê o invisível, sabe que o poder esta disponível, e age com tranquilidade.

  1. Pela fé em oração. Eliseu orou por aquele que não cria (Vs17), “O Senhor abriu os olhos do moço, e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu”.
  2. Crê na oração. Vê o invisível.O monte estava “cheio”. Todo o tempo os anjos estavam lá, e Eliseu sabia disto. Eliseu era um homem diferente, possuía visão espiritual.
  3. Sabia que Deus não o abandonaria, pois cuida e protege aqueles que o amam.Interviria quando necessário e o livraria, pois estava presente olhando tudo. Deus não falharia!
  4. A confiança em Deus o tornava tranquilo diante daquela difícil situação.Enquanto o inimigo descia contra ele, Eliseu orou ao Senhor: “Fere, peço-te…” (V18). Não orou apavorado clamando por misericórdia. Não reclamou de Deus dizendo: “Que adiantou servir a Deus? Olha a minha situação agora”! “Eliseu estava tranquilo, porque sabia que Deus tinha o controle da situação”.

Algumas vezes em sua vida parece que não há mais saída, que não há solução. Você tem vontade de chorar, desesperar e abandonar a fé. Saiba que Deus cuida de você e mesmo que não veja nada com os olhos físicos, Deus ordenou aos seus anjos para guardá-lo em todos os caminhos. Então fique firme no Senhor e em sua palavra. “Não temas. Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (V16).

1 comentário

Deixe seu comentário