Mensagens

4ª. Mensagem da CEC / outubro de 2018 Autoridade, honra e respeito

Mens_CEC4_out_18 (373 downloads) Mens_CEC4_out_18 (270 downloads)

Pergunta: Você considera que submissão às autoridades como a Bíblia ensina é algo do passado ou deve fazer parte da vida do cristão?

Submissão, quebrantamento, respeito, honra, e outras palavras, são sempre muito utilizadas em nosso tempo em palestras, declarações, livros…Entretanto, na maioria da sociedade, não passam de palavras. A minoria vive este conceito de vida. Será que fazemos parte dessa minoria?

I.    As autoridades são ministros de Deus para o nosso bem (Romanos 13.1-4).
Compreendermos que a submissão às autoridades é um princípio deDeus. Ela nos fala sobre aceitarmos e respeitarmos as autoridades.

1.    A convivência com a autoridade começa em casa. O primeiro nível de autoridade que recebemos é o que se instala dentro de casa, com a Mãe, o Pai ou a pessoa que exerce esse papel.
2.    Quando não conseguimos amar e respeitar a autoridade dos pais sobre nós, desagradamos diretamente a Deus (Colossenses 3.20, Provérbios 1.8).
3.    Quando aprendemos a honrar a autoridade em casa, levaremos conosco esse princípio, que se refletirá em honrar as autoridades nos âmbitos profissional, escolar, político, eclesiástico, entre outros.

II.   Na contramão da nossa geração (Romanos 1.28-32).
A nação brasileira está afetada com uma onda de desonra à autoridade. Uma geração que prega desapego à tradição da ligação entre pais e filhos, independência extravagante dos jovens etc. Não devemos seguir esta corrente.Nossas atitudes devem refletir o respeito que temos aos nossos pais e às demais autoridades constituídas por Deus para o nosso bem.

III.  Devemos honrar e respeitar as autoridades (Romanos 13.7).
Se não honrarmos hoje a todos os que precisamos honrar, não seremos honrados amanhã por aqueles que deveriam nos honrar (Gálatas 6. 7). Hoje, podemos mudar essa história, se buscarmos ao Senhor (2 Crônicas 7.14).

Extraído do Encarte de Células da Revista da EBD 4o. Trimestre de 2018.
A revista da Escola Bíblica Dominical do PECC do 4o. Trimestre é a revista da Cidadania. Você e sua célula não podem deixar de participar da Escola Dominical.

ADQUIRA SUA REVISTA NA LIVRARIA LOGOS, NO CANAÃ, PRÉDIO DA CEADAM
Fone: (92) 3614-5450, 3614-5451

Deixe seu comentário