Mensagens

5a. Mensagem da CEC / março de 2017 Você constrói e está em construção, Lucas 6.46-49

Mens_CEC5_mar_17.pdf (485 downloads) Mens_CEC5_mar_17.png (283 downloads)

Nossa mensagem de hoje trata sobre construção. O que você entende sobre construção? O que você precisa para fazer uma construção segura?

Construir uma casa é muito mais do que levantar paredes, colocar um telhado, portas e janelas. Tudo começa pelo o alicerce, e dele dependerá tudo: as colunas, as vigas, as paredes, a amarração do teto. A forma como construímos nossa “casa” determinará o futuro dela.

Em nossa vida espiritual não é diferente. Jesus, ao contar a história de dois construtores, tratou sobre uma grande verdade espiritual.

No nosso texto, todas as duas “casas” foram construídas no mesmo tipo de terreno, com as seguintes diferenças:

  1. O prudente cavou valas até chegar na rocha e ali colocar seus alicerces.
  2. O outro optou pelo mais fácil, contruir na superfície.

A “casa” construída sobre os fundamentos corretos enfrentará chuvas, transbordamento de rios, fortes ventos, mas permanecerá firme. Já a casa construída sobre fundamentos incorretos tem sua destruição certa, pois não aguentará a força da natureza contra ela, sendo ruína e grande destruição.

Verdades do texto

  1. Jesus utiliza a construção de uma casa para mostrar a diferença entre um crente firmado nEle a partir da prática de Sua Palavra, e daquele que leva uma vida cristã superficial.
  2. Que todos nós, prudentes ou não, passaremos por momentos difíceis em nossa vida: aflições temporais, maltratos por parte de outras pessoas, tentações, heresias, e as provas que se originam em Satanás e seus demônios.
  3. Se alicerçar em Cristo e Sua palavra é como cavar profundas valas até chegar na rocha, e ali fazer os alicerces. Isso dá trabalho e leva tempo.
  4. Que apenas aqueles que são firmados em Jesus e na Sua Palavra conseguem resistir as condições mais adversas da vida e permanecerem firmes.
  5. Que ao contrário, o insensato, que é um cristão superficial, deixa Jesus e a igreja por coisas simples da vida.
  6. Que temos a responsabilidade de cuidar dos novos irmãos, ajudando-os na prática da palavra, para que se fortaleçam e permanecem firmes e fiéis.

Portanto, manter-se firme como seguidor de Cristo vai depender de você aplicar o que ouve. Quando pratica no dia-a-dia o que aprende no seu estudo da Bíblia, você age como o homem discreto que cavou fundo. Assim, cada estudante da Bíblia deve parar e se perguntar: ‘Sou apenas ouvinte ou sou cumpridor da Palavra? Simplesmente leio e estudo a Bíblia, ou sigo os seus mandamentos ao tomar decisões?

Você pode a partir de agora começar a colocar em prática o que você ouve e ler da Palavra de Deus.

4 comentários

Deixe seu comentário