Nossa história

História da Assembléia de Deus no Amazonas

Impulsionado pelo Espírito Santo, chega a Manaus em 1917 o irmão Severino Moreno de Araújo vindo de Belém, PA, lançando a preciosa semente. Seu trabalho foi grandemente abençoado e rendeu muitos frutos. Porém, sentindo a necessidade de alguém para cuidar do pequeno rebanho, solicitou à igreja em Belém (PA) um pastor. Em resposta a esse pedido, no dia 18 de outubro de 1917, embarcava em Belém, com destino a Manaus, o casal de missionários suecos Samuel e Lina Nystron.

No dia 1º de janeiro de 1918, Samuel Nystron e Lina Nystron organizaram e fundaram a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Manaus, com sede à Rua Henrique Martins esquina da Rua 13 de Maio (atual Avenida Getúlio Vargas). O primeiro batismo nas águas foi efetuado pelo missionário Samuel Nystron, nas águas do igarapé Mestre Chico (terceira ponte), quando 15 pessoas desceram às águas.

Como a igreja não tinha um local próprio para se reunir, a irmã Augusta doou um terreno localizado na Praça Visconde do Rio Branco, 8-A (atual Rua Duque de Caxias, 340). Em 31 de dezembro de 1929, ainda faltando terminar a construção, o templo foi inaugurado. Assim surgiu o primeiro templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Manaus, que hospedou a primeira Convenção Regional realizada de 15 a 22 de novembro de 1936. Hoje conta com cerca de 3 mil templos em todo o Estado e 2179 pastores cadastrados na Convenção Estadual da Assembléia de Deus no Amazonas, CEADAM, mais de 10.000 lideres de células, e um número geral de membros da ordem de 300 mil.

Os pastores que serviram à Assembléia de Deus no Amazonas foram:

1. Samuel Nystron,

2. Manoel da Penha,

3. José Paulino E. de Moraes,

4. Manoel Higino de Souza,

5. Josino Galvão,

6. José Menezes,

7. José Floriano Cordeiro,

8. José Bezerra Cavalcante,

9. José Marcelino da Silva,

10. Deocleciano Cabralzinho de Assis,

11. Francisco P. do Nascimento,

12. João P. de Queiroz,

13. Alcebíades Pereira de Vasconcelos,

14. Otoniel Alves de Alencar,

15. José de Souza Reis,

16. Samuel Câmara.

O atual pastor é Jonatas Câmara, que lidera a igreja e a Convenção do Estado desde 9 de fevereiro de 1997.