Mensagens

  3ª. Mensagem da CEC / outubro de 2019 Dize-me com quem anda e te direi quem és, Salmo 1  

Mens_CEC3_out_19 (741 downloads) Mens_CEC3_out_19 (503 downloads)
Existe uma brincadeira de nome cabra cega, que era muito utilizada pelos meninos e meninas antigamente. A brincadeira consistia em vendar os olhos de um dos participantes, que sem enxergar, procurava os outros seguindo apenas suas vozes e orientação. Semelhante a essas brincadeiras, muitos se deixam guiar pelas vozes de pessoas que estão distantes de Deus, sem ter certeza de pra onde estão indo. Acompanhemos essa trajetória:

1.     A primeira consequência para alguém que começa a andar no conselho dos ímpios é deixar-se influenciar.  Ou seja,  deixar que exerçam poder de interferir sobre o modo de agir ou de pensar.
a)     As pessoas com as quais convivemos podem exercer forte influência sobre nossa vida.
b)     Somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo (Tim Rohm).
2.       A segunda consequência é a participação e colaboração nos atos dos ímpios, em seu estilo de vida e em seus valores.
3.       Em terceiro, passa a identificar-se com estilo de vida dos pecadores, aqueles que não estão no caminho, que zombam dos bons. Toma o lado do mundo contra os princípios e projetos cristãos. Mesmo dentro da igreja, existem aqueles que zombam do sobrenatural e das convicções morais baseadas na revelação bíblica.
a)     Existe um ditado popular, mas com um fundo de verdade: Dize-me com quem anda e te direi quem és. O Novo Testamento argumenta de forma semelhante: “As más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15.33).
b)     Diferentemente dessas pessoas, Paulo os encorajou a seguir seu exemplo, do mesmo modo como ele seguia o exemplo de Cristo (1 Coríntios 11.1).

O prejuízo de seguir os conselhos dos ímpios
1.     Amnom, um dos filhos de Davi, seguiu o mau conselho de seu amigo Jonadabe e estuprou sua meia-irmã, Tamar (2 Sm 13.1-20), ato que cooperou para desintegração da família de Davi.
2.     Roboão, sucessor de Salomão, recusou dar ouvidos ao conselho dos anciãos sábios e optou por seguir a recomendação de seus jovens amigos. Como resultado, a nação de Israel se dividiu em dois reinos (1 Rs 12.1- 20).
3.     Os conselhos e ensinos heréticos quase sempre são a nosso favor, independente da nossa condição espiritual e levam a consequências materiais e espirituais (2 Cr 18.10,22).
4.     As pessoas deveriam ser influenciadas pelo evangelho através de nós, e não nós por eles.

O salmista torna a descrição dos ímpios muito curta, pois são instáveis, não duram. Não podem suportar o vento da adversidade, mudam com qualquer vento.
Salmo 1.3 indica o resultado de viver de acordo com a vontade de Deus. A árvore é uma figura comum de vida e firmeza. Todos sabemos que uma arvore ao lado de um rio ou canal é sempre verde, cheio de vida, mesmo na seca. Se o cristão aprofundar suas raízes na Palavra de Deus, na fonte da vida, ele também será um exemplo de frescor e firmeza, viverá a realidade de estar unido a Cristo (João 15.5).

Estrutura Administrativa da Célula

1.    Recepção/Bem vindo               …………     (3 minutos)
2.    Oração inicial                 …………     (4 minutos)
3.    Testemunhos de vitória      …………     (6 minutos)
4.    Louvor e adoração           …………     (8 minutos)
5.    Ministração da palavra     …………     (20 minutos)
6.    Ministrando um ao outro    …………     (5 minutos)
7.    Evangelismo e Estratégia   …………     (7 minutos)
8.    Oração final                  …………     (4 minutos

2 comentários

Deixe seu comentário