Mensagens

4ª. Mensagem da CEC/maio de 2022 Você está correndo ou caminhando? Hebreus 12

Mens_CEC4_mai_22_Pdf (592 downloads) Mens_CEC4_mai_22_WhatsApp/Telegram (417 downloads)
Você já participou de alguma corrida? Teve alguma dificuldade? O que atrapalhou você?

O texto referenciado no título compara a vida cristã como uma prova de atletismo. Para chegarmos ao final, precisamos atentar para a orientação do autor de Hebreus.

1.     Remova o peso extra. Peso é tudo aquilo que carregamos desnecessariamente e que nos impede de correr com desenvoltura, reduz a velocidade da corrida, e rouba a nossa energia e disposição.
a.     A falta do perdão a si próprio ou a outros, tanto no pedir quanto no dar, bem como qualquer experiência negativa não superada, precisa ser resolvida, pois tendem a subtrair o ânimo;
b.     A prática do pecado e a manutenção do pecado escondido não devem ser realidade na vida do crente, pois impedem a atuação do poder de Deus que nos faz avançar. Por isso o texto nos orienta a deixar todo embaraço e pecado.

2.     Corra com paciência. Numa corrida, é necessário ter paciência para se alcançar o final (Hb 10.36). No caso da fé, a carreira não é escolhida pelo cristão; é, antes, definida por Deus. O crente precisa correr e chegar ao final vitorioso. Para que isso aconteça, só existe um segredo, segundo as Escrituras: perseverança e paciência (Rm 5.3-5).

3.     Fixe o olhar em Cristo. Uma das coisas que mais impedem as pessoas de correr a jornada é olhar para o alvo errado. O alvo deve ser sempre Jesus, não seus supostos seguidores.
a.     Muitas pessoas que se afastaram do convívio da igreja têm sempre essa argumentação: “Afastei-me da igreja quando vi que os crentes eram…”;
b.     Outras, que não querem tomar a decisão de servir a Cristo, justificam: “não aceito Jesus porque a igreja…”
c.      Muitos crentes não conseguem tirar os olhos de suas próprias necessidades e vontades, investindo do tempo que deveriam dedicar à leitura da Palavra, à oração, aos cultos etc, a fim de serem reabastecidos para continuar a sua jornada espiritual;
d.     Olhar para Jesus envolve vê-lo como alguém que não esmoreceu diante do seu martírio e tomar como exemplo aqueles que, suportando todas as coisas por Cristo, permaneceram resistentes contra o pecado e corajosos na perseguição.

4.     Considere a obra de Jesus. Considerai, pois, que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos (v. 3)
a.     O cristianismo envolve a reflexão atenta sobre o exemplo de Jesus Cristo. O que ele suportou por nós nos ajudará a ver que vale a pena perseverar na fé e na confiança em Cristo.
b.     Se olhamos para a humilhação que Jesus passou, não teremos vergonha de sermos cristãos. Muitos não tomam uma decisão ao lado de Cristo porque têm vergonha do que sua família ou seus amigos vão dizer. Jesus não teve vergonha de nada para que pudéssemos ser livres.

1 comentário

Deixe seu comentário