Mens_CEC2_fev_23_Pdf (632 downloads) Mens_CEC2_fev_23_WhatsApp/Telegram (432 downloads)
Às vezes, as pessoas não percebem os resultados de suas decisões e ações. Sansão é um exemplo disso, tinha muitas qualidades positivas, era muito forte, patriota, com capacidade para ser líder. Tinha o desejo de ver a liberdade dos israelitas, porém, não conseguiu devidos suas fraquezas, que o levaram a um fim trágico.
1. Sansão resolveu andar sozinho. Ele escolheu andar num estilo de vida diferente do que Deus queria para ele. Tornou-se negligente e pouco a pouco, trocou sua vocação pelas festas, comida, vinho, sexo, enfim, deixou-se levar pelos prazeres que o mundo oferece.
2. Ele Deixou-se controlar pelo que via e pelos seus sentimentos. Isso o levou a tomar decisões tolas (v. 1), a ter relacionamentos ilícitos (vv. 2-17), e a ceder à pressão fatal (v. 17).
3. Seu pecado levou o Senhor a se retirar dele. Sansão pensou que poderia ser salvo dos filisteus, como antes, mas ele não percebeu que era impotente sem a ação de Deus.
4. Deus concede uma segunda oportunidade (Vs 28)
a) Sansão se arrependeu de seus erros.
b) Ele queria resgatar os israelitas da ameaça dos filisteus.
c) Ele estava disposto a sacrificar sua vida para cumprir a sua missão de ajudar a libertar os israelitas da opressão dos filisteus.
d) Ele pediu forças e derrubou as colunas do prédio dos filisteus, matando a todos (vs 29, 30).
Lições que aprendemos:
1. Não basta saber o que é certo. Não basta ser usado por Deus apenas por um período. Precisamos terminar o que começamos e cumprir a nossa missão.
2. Quantos servos de Deus deixaram de servir ao Senhor para se dedicarem a alegrias passageiras e a prazeres da carne? E, já envolvidos pelas ilusões deste mundo, alegam não ter tempo ou energia para servir a Deus.
3. Em um momento de fraqueza moral ou espiritual, pode-se perder a ação do Espírito Santo, tal qual Sansão, que cedeu à pressão de Dalila (Vs 20).
4. A base para sermos usados por Deus é a nossa consagração, santificação e separação do sistema deste mundo. Assim traremos Sua unção sobre as nossas vidas e manifestaremos o Seu poder sobrenatural.
5. Não importa o que você fez, nem quem você é, enquanto há vida, há chance. Deus quer dar a oportunidade do recomeço para você. Aproveite a chance, ainda hoje!
PROCEDIMENTOS PARA AS REUNIÕES DE CÉLULAS
Evite ficar lendo a mensagem enquanto ministra. Faça várias leituras da mensagem para dominar o assunto.
- Preparo do líder:
- Comece dando o bem-vindos a todos os participantes … (3 minutos)
- Oração inicial – Utilize um dos líderes em treinamento previamente informado (4 minutos)
- Testemunhos de vitória – Controle o tempo ………… (6 minutos)
- Louvor e adoração – Providencie uma cópia escrita do louvor para os visitantes ….. (8 minutos)
- Ministração da Palavra – Não pregue, compartilhe, dê oportunidades ………… (21 minutos)
- Que lições podemos extrair para nós? ………… (7 minutos)
- Compromisso de oração por outro discípulo ou visitante
- Evangelismo e Estratégia para trazer pessoas a célula ………… (7 minutos)
- Oração final ………… (4 minutos)
- Lembre-se: Oração + Jejum + Propósito = Salvação de vidas