Mens_CEC3_jul_23_Pdf (443 downloads) Mens_CEC3_jul_23_WhatsApp/Telegram (318 downloads)
Lemos no capítulo 4 de 1 Samuel que o povo de Israel perdeu a batalha e a Arca da Aliança foi levada pelos soldados filisteus. Mas, onde falharam para que isso acontecesse?
- Eles falharam ao fazer da Arca da Aliança um amuleto: consideraram que, mesmo que tivessem decaído tanto, praticando idolatria, sendo desobedientes e adúlteros etc., bastaria levar a arca para a batalha, para conseguirem a vitória.
- Não perceberam a diferença entre a presença divina concedida a um povo fiel e a arca, que era apenas um símbolo dessa presença. Por isso, olharam com confiança para a arca, esperando dela as bênçãos que só Deus poderia conceder. Eles não notaram o enorme contraste entre a condição de Israel na época em que o Senhor operou tão poderosamente por eles e seu estado atual.
- Eles não entenderam que a glória de Deus não se manifesta em corações descrentes e desobedientes e nem em pessoas que não obedecem ao que Deus ordena.
- Não compreenderam que a maior tragédia que pode acontecer com o homem é Deus se afastar dele. Sem ela, nossas vidas serão vazias, nossos cultos sem vida, nossas músicas sem unção e nossas mensagens, mortas.
COMO PODEMOS APLICAR ESTA MENSAGEM À NOSSA VIDA?
- Se insistirmos no pecado, Deus não andará conosco e sozinhos estaremos vulneráveis.
- Que não podemos substituir a presença e a glória de Deus por amuletos, manifestações e rituais puramente humanos.
- Que é a presença de Deus (e não artefatos) o que garantirá a nossa vitória e alegria nas nossas batalhas.
- A glória e a presença de Deus só se manifestarão em pessoas tementes a Deus.
- Que devemos fazer uma avaliação para checar se a glória do Senhor ainda está em nossa vida.
Uma benção