Mensagens

4ª. Mensagem da CEC – dezembro de 2025 Marcas de uma Igreja Viva (2 Tessalonicenses 3)

  Mens_Cec4_dez_25_PDF (3 downloads) Mens_Cec4_dez_25_WhatsApp/Telegram (3 downloads) Mens_Cec4_dez_25-Roteiro (2 downloads)

O que define uma igreja viva? Não é a magnitude da estrutura ou o número de fiéis, mas o seu alinhamento ao coração do Supremo Pastor, Jesus. No texto, o apóstolo Paulo revela as expectativas de Deus para nós como corpo de Cristo.

 

  1. Uma Igreja que ora pela Missão

Uma marca vital da igreja viva é o engajamento com a propagação do Evangelho.

  • Orar além de si mesmo: Paulo exorta: “orai por nós para que a palavra se propague”. Uma igreja viva não limita suas orações aos problemas pessoais; ela clama para que o Evangelho “corra” livremente e alcance novos corações.
  • Apoio aos que atuam na linha de frente: é importante orarmos pelas missões e missionários da Igreja em todas as áreas, especialmente por aqueles que enfrentam pessoas hostis, para a palavra divina ser honrada e acolhida com êxito.
  • Aplicação: Como está o seu círculo de oração? Você tem orado somente por si? Pelos que atuam nas missões da igreja? Tem clamado pela salvação de vizinhos, amigos e nações?

 

  1. Uma Igreja que confia na fidelidade do Senhor

Mesmo sob perseguição, a igreja viva descansa na essência de Deus.

  • Deus é fiel: “Todavia, o Senhor é fiel”. Nossa confiança não reside nas circunstâncias, mas no caráter inabalável de Deus.
  • Ação de Deus: Ele nos confirma e protege do mal, zelando por nós como um pastor que vigia seu rebanho para evitar ameaças.
  • Aplicação: Em qual área da vida você precisa abdicar do controle e confiar que o Senhor é o seu protetor?

 

  1. Uma igreja que vive em obediência constante

Não há igreja viva sem submissão à Palavra de Deus.

  • Praticar e continuar: Paulo confiava que os irmãos praticavam e continuariam a praticar o que fora ordenado.
  • Contra o relativismo: Frequentemente, tentamos “negociar” os mandamentos divinos. Contudo, a verdadeira fé submete-se à vontade de Deus, mesmo quando o mundo moderno sugere caminhos distintos. Obedecer é a expressão máxima de amor ao Criador.
  • Aplicação: Existe algum mandamento que você tem tentado “interpretar” somente para evitar a obediência?

 

  1. Uma Igreja que amadurece no amor e na perseverança

Paulo pede ao Senhor que guie os corações ao amor divino e à perseverança de Cristo.

  • Conhecer o amor: Precisamos ser guiados à compreensão da profundidade do amor divino. Esse amor é o “travesseiro perfeito” onde nossa alma encontra repouso.
  • Resiliência de Jesus: ao observar a paciência de Cristo na cruz, aprendemos a perseverar diante das dificuldades, reconhecendo que o sofrimento pode nos fortalecer.

 

Uma igreja viva ora, confia, obedece e persevera. Que hoje possamos nos arrepender de toda desobediência e renovar nossa confiança no Pastor de nossas almas.

Desafio da semana: Ore pelas missões e missionários da igreja em todas as frentes onde atuam. Escolha alguém que ainda não conhece a Jesus e ore diariamente por essa pessoa, pedindo que a Palavra de Deus se propague em sua vida.

Deixe seu comentário