Davi e sua noção de autoridade
I Sm 24. 4-6
Introdução
O que você faria no lugar de Davi se sofresse grande perseguição como ele sofreu?
Para muitos crentes, o princípio de autoridade é coisa do passado. Para outros a submissão as autoridades deve acontecer a partir dele e não com ele. Essas atitudes têm causado diversas dificuldades no ministério e vida pessoal de muios.
A Bíblia faz um relato sobre a vida de um homem que era segundo o coração de Deus, o rei Davi. Demonstradaso seu caráter através das suas atitudes, o qual mesmo sendo inocente sofria injustiças, mas sobre ele estava a promessa de Deus.
1. Davi não buscou o trono por meio de rebeldia. Mesmo sabendo que o rei Saul tinha sido rejeitado por Deus, não ousou matá-lo, pois fazendo isso, se sentiria um rebelde uma vez que ele sabia que a unção do Senhor ainda estava sobre o rei Saul. Ele preferiu reterdar a sua subida ao trono, do que se rebelar contra Deus.
2. A percepção e sensibilidade espiritual de Davi era tão aguda quanto a dos crentes do Novo Testamento.
3. Davi sabia que SUJEIÇÃO À AUTORIDADE, NÃO SE LIMITA ESTAR SUJEITA A UMA PESSOA E SIM ESTAR SUJEITO A UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE ESTA PESSOA.
4. O coração de Davi ficou ferido (I Sm 24.5). O grande respeito de Davi para com a pessoa do ungido do Senhor, Saul, resultou em sua consciência ferida a partir do desrespeito a esse rei. Davi cortou um pedaço da capa de Saul e não se sentiu bem. Seu coração ficou pesado e o acusou.
5. “(…): Longe de mim estender a minha mão contra o ungido do Senhor, (…)”. (I Sm 24.6 ).
Conclusão
Deus tem escolhido pessoas para exercer autoridade no poder do nome de Jesus, e como servos e discípulos de Cristo devemos respeitar essas autoridades e a unção que está sobre elas. Precisamos repensar nossas atitudes, posturas e palavras em relação aos que Deus tem colocado sobre nós, principalmente sobre quem Deus colocou sobre a igreja.