Fidelidade, a marca que identifica o cristão
Apocalipse 3.7-13
A mensagem enviada ao anjo da igreja de Filadélfia, deve servir de avaliação para nossa vida. Nessa carta Jesus é apresentado como:
- Santo e verdadeiro (v.7).
- Aquele que tem a chave que abre a porta, e ninguém fecha, fecha, ninguém abre (v.7).
- Aquele que sabe o que estamos fazendo.
- Aquele que conhece a nossa força – se somos fracos ou fortes.
- Aquele que abriu uma porta para a igreja que seguia seus ensinamentos e era fiel.
A mensagem também trás uma advertência:
- Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (v. 11). Depois de tudo que Jesus fez e prometeu, os cristãos em Filadélfia ainda teriam que fazer a sua parte. Ainda enfrentariam tentações e correriam o risco de perder tudo que haviam alcançado. Mesmo os servos mais fiéis precisam vigiar e permanecer fiéis até o fim.
Reflexão
- A igreja de Filadélfia era obediente, pois não apenas ouvia, mas também guardava a palavra. Essa é uma nítida demonstração de amor a Cristo, pois aquele que ama ao Senhor guarda os seus mandamentos (v. 10).
- Assim como Jesus abriu a porta para a igreja de Filadélfia, também abre a porta da oportunidade para os que permanecem fiéis (v. 8).
- Mesmo que para muitos a fidelidade não seja considerado algo de grande importância, para Deus, representa a marca que identifica seus filhos; ser fiel a igreja, a liderança, aos liderados, ao cônjuge, aos pais, patrões etc.