Mensagens

1a Mensagem CEC / Agosto de 2016, O tempo certo do milagre, João 11

Mens_CEC1_ago_16.pdf (716 downloads)   WhatsApp-Mens_CEC1_ago_16.png (615 downloads)

Quebra-Gelo: Qual tem sido sua resposta quanto aos questionamentos à sua fé?

A Bíblia relata um dos maiores milagres realizado por Jesus durante seu ministério aqui na terra, o milagre que despertou a ira dos sacerdotes e fariseus, traz uma das maiores lições para nós. Jesus já havia curado paralíticos, dado visão a cegos, expulsado castas de demônios, já havia multiplicado peixe e pão para alimentar 5 mil pessoas, mas ainda não havia ressuscitado morto.
Quando Lázaro, o amigo de Jesus adoece, ele não estava por perto, suas irmãs logo enviam um recado ao amigo Jesus, e ficam aguardando. Enquanto esperavam tiveram que lidar com situações que desafiaram sua Fé.

1. Como conciliar o amor de Jesus, com o sofrimento (João 11.3)

O recado não deixa dúvida da amizade que eles tinham com Jesus: “Está enfermo aquele que tu amas”. Mas os dias se passam e a resposta não chega.
A essa altura a vizinhança e os mais próximos já questionavam: Onde está o amigo de vocês? Jesus não vai chegar e curar Lázaro dessa enfermidade?

2. Um dilema que se parece com o nosso: Se Jesus me ama tanto porque estou sofrendo?

Quantas vezes temos questionado se Deus está vendo tal situação, muitas pessoas se perguntam: Deus me ama? Porque Ele permite que eu passe por esse sofrimento?

3. O fato do Pai amar o filho Jesus Cristo, não impediu que Ele passasse pelo sofrimento

3.1 O amor de Deus por nós não nos torna imunes ao sofrimento – João 16.33
3.2 Jesus por nos amar não nos garante imanência especial, Ele não nos poupa da dor. I Pedro 5.9
3.3 Ele não prometeu explicações para nós, mas Ele prometeu a Ele próprio. Mateus 28.20.

4. Como conciliar a demora de Jesus a despeito da necessidade informada

Lázaro morreu, e Jesus não estava no local, a Bíblia diz que Ele ainda se demorou dois dias para atender o recado enviado pelas irmãs de Lázaro. Assim como Marta, também enfrentamos dúvidas e incredulidade dos outros sobre a nossa fé em Jesus.

4.1 Marta teve que lidar com dois problemas sérios: A enfermidade do irmão e a demora de Jesus. No Versículo 37, os amigos de Marta e Maria questionavam: “Não podia Ele que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
4.2 Será que Ele se importa mesmo com esta situação?
4.3 Será que Ele é amigo da família mesmo?
4.4 Porque Ele não impediu que isso acontecesse?

5. Como conciliar o nosso tempo com o tempo de Jesus.

As irmãs de Lázaro podem ter respondido, Jesus virá, Ele nunca nos deixou na mão. Diante da gravidade muitos podem ter dito, não adianta mais esperar, Lázaro acabou de morrer e seu amigo Jesus não veio.

Em tudo que JESUS faz tem um motivo e um objetivo. A Bíblia diz que todas as coisas estão sujeitas a ELE. (I Cor. 15.27,28). Muitas vezes Deus permite você ir ao extremo para que Ele intervenha na sua vida a fim de que você entenda que apenas um milagre de Deus pode tirar você de tal situação. Ele está no controle e Ele jamais se atrasa.

6 comentários

Deixe seu comentário