Mens_CEC1_ago_17.pdf (776 downloads) Mens_CEC1_ago_17.png (475 downloads)
A Bíblia afirma e temos visto com nossos próprios olhos que a morte chegará para todas as pessoas e nós não estamos isentos desse dia. Cada dia que passa nos aproxima desse momento.
Fazemos de tudo para nos estabelecermos, perdemos noites preciosas de sono com o medo do amanhã, até o dia em que Deus bradará dos céus dizendo: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12.20).
I. Este texto do Evangelho de Lucas retrata a vida e motivos de muitas pessoas de se envolverem demais com a busca de riquezas. Aquele rico insensato acreditava que:
1. A vida de um homem consiste na abundância dos bens que ele possui (vs 15).
2. É mais importante se preparar para viver do que se preparar para morrer (vs 20).
3. Seus bens materiais poderiam dar repouso à sua alma. Ele já tinha tudo, mas não tinha descanso de alma.
4. Poderia alimentar a alma com aquilo que o corpo necessitava diariamente.
II. Esqueceu de que Deus estava por trás dos frutos, do milho, e de tudo o que ele possuía. O homem colocou seu coração nas riquezas e não em Deus que o havia lhe abençoado.
· Jesus faz uma advertência no sentido de que o desejo de adquiri-las não domine a vida e destrua toda possibilidade de pensar em Deus e de almejar a salvação.
III. Ele estava cego para o fato de que o homem não pode viver somente de pão.
IV. Ele não percebia que o regozijo não pode entrar num coração sem Jesus.
V. Jesus chama de louco aquele homem porque não se preocupou com a a eternidade com Cristo.
· Em vez de celeiros, ele teria um funeral; em vez da antecipação de uma vida de luxo, veio sobre ele um chamado para prestar contas a Deus. “… te pedirão a tua alma”.
Até que ponto temos nos parecido com este rico insensato da parábola?
Do que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36). Do que nos vale um tesouro na terra ao invés de um tesouro no céu? (Mt 6.19-21).