Mens_CEC1_ago_21_Pdf (544 downloads)
Mens_CEC1_ago_21_WhatsApp (409 downloads)
No capítulo 1 do livro de Ester vemos o rei Assuero, já alterado de tanto beber, tomar uma decisão baseada em seus sentimentos. Seu autocontrole e sua sabedoria prática – a capacidade de agir virtuosamente e de acordo com o que é certo – foi enfraquecida pelo excesso de vinho.
Como você agiria no lugar do rei, ou mesmo no lugar da rainha Vasti?
1. Na emoção do momento. Quando não pensamos com clareza ou nos deixamos levar pelas situações, tomamos decisões erradas, que muitas vezes trazem consequências severas ou duradouras.
2. Baseie suas decisões em cuidadosas análises. Decisões impulsivas sempre causam grandes problemas.
3. Toda a desobediência traz uma consequência. A rainha Vasti teve de escolher entre dois males: obedecer a um bêbado ou desobedecer ao seu rei. Não é claro, no texto, o que motiva a desobediência da rainha: o amor-próprio, ao recusar ser exibida como uma posse do rei; ou o orgulho, ao recusar se submeter e ser vista pelos príncipes e pelo povo. O que Vasti nos mostra é que, independentemente do que a origina, a desobediência tem sempre consequências e, por vezes, consequências imprevisíveis (Et 1.12,19).
4. O impacto da desobediência. A Bíblia dá um exemplo concreto do enorme impacto que ocorreu na humanidade pela desobediência do homem lá no Jardim do Éden. Como primeiro impacto direto, temos a morte física do ser humano, e por conta da mesma desobediência, a morte espiritual que é a última consequência da desobediência do homem. Essa desobediência deixou nossa vida limitada em todos os aspectos.
5. A colheita é obrigatória. Precisamos estar conscientes de que todos colheremos as consequências da obediência ou da desobediência (Gl 6.7). Obedecer é melhor do que sacrificar (1Sm 15.22).
Quando obedecemos a Deus e os princípios descritos em Sua Palavra, vivemos sob sua proteção e somos abençoados. Se suas atitudes não estão de acordo com as consequências ou o resultado que você deseja, que tal rejeitar o pecado (Rm 6.11-18) e mudar sua vida em total obediência ao Senhor?
Esse é o preço do êxito, a base de todo o sucesso em nossa vida espiritual e terrena (Js 1.8).
PROCEDIMENTOS PARA AS REUNIÕES DE CÉLULAS
1. Incentive os membros da sua célula a continuar realizando a célula familiar: http://ieadam.com.br/blog/msgs-cat/mensagens-de-celulas/
2. Mantenha contato com os membros da sua célula durante a semana através do telefone ou redes sociais visando o encontro da célula.
3. Programe com os líderes em treinamento o desenvolvimento e participação na célula. Ore com eles.
4. Na hora da mensagem não pregue, compartilhe com todos, faça perguntas, envolva todos. Quando as pessoas participam, elas retornam para a próxima reunião.
5. Inicie a reunião no horário.
6. Recepção/Bem-vindo ………… (3 minutos)
7. Oração inicial ………… (4 minutos)
8. Testemunhos de vitória ………… (6 minutos)
9. Louvor e adoração ………… (8 minutos)
10. Ministração da palavra ………… (21 minutos)
11. Que lições podemos extrair para nós? ………. (7 minutos)
12. Compromisso de oração por outro discípulo ou visitante
13. Evangelismo e Estratégia ………… (7 minutos)
14. Oração final ………… (4 minutos)
Orientações de combate a covid19: 1. Higienize suas mãos com álcool em gel ou água e sabão; 2. Leve consigo um pequeno frasco de álcool em gel para uso pessoal; 3. É obrigatório o uso de máscara. 4. Enquanto estiver usando máscara, não toque na parte da frente, utilize as alças para ajustá-las; 5. Mantenha o distanciamento entre as pessoas; 6. Evite apertos de mão, abraços, beijos e manusear objetos de outras pessoas sem a devida higienização; 7. Higienize suas mãos ao manusear dinheiro em cédulas e moedas, cartões de crédito, teclado.