Mensagens

1ª Mensagem da CEC/agosto de 2024 Você conhece o Deus do Salmo 91?

Mens_CEC1_ago_24_Pdf (335 downloads) Mens_Cec1_ago_24_WhatsApp (229 downloads)

O Salmo 91 é extremamente popular, até mesmo para aqueles que não estudam a Bíblia. Muitas pessoas o consideram um amuleto, pois acreditam que este salmo tem poder protetor espiritual, e por isso deixam suas Bíblias abertas nesse salmo.

O que o salmo aborda?

  1. O cuidado de Deus com os que HABITAM Nele. O verbo “habitar” destaca a importância de manter um relacionamento íntimo e contínuo com o Senhor. Jesus disse: “Quem permanece em mim e eu nele…” (João 15:5). Aqueles que cultivam essa intimidade, podem contar com as promessas descritas no Salmo.
  2. Ênfase na comunhão íntima com Deus. O uso contínuo dos pronomes pessoais “meu” “meu Deus” revela uma profunda comunhão pessoal do salmista com o Senhor.
  3. Deus como refúgio seguro. O Salmo afirma que o Senhor é o melhor lugar onde podemos habitar com segurança e proteção.
  4. Reconhecimento das adversidades. O salmo nos lembra que não estamos isentos das ameaças e das dificuldades da vida, mas assegura que existe libertação divina, que ocorre de forma sobrenatural (versículos 3-8).
  5. A fidelidade inabalável de Deus. A mensagem central deste salmo é a fidelidade de Deus para com aqueles que confiam Nele. Em todas as situações, por mais assustadoras que sejam, encontramos segurança na presença constante e no poder salvador do Senhor. Podemos confiar plenamente Nele, pois Ele jamais nos abandona e não falha em cumprir Suas promessas.

Questão para debate/reflexão:

  1. Será que nossa confiança tem se voltado para objetos ou símbolos, em vez de se ancorar no Deus que é mencionado no Salmo 91? (1 Samuel 4:3,4).
  2. Muitos falam sobre a providência divina e afirmam que Deus cuida de nós, mas será que estamos realmente dispostos a entregar nossa segurança inteiramente a Ele?
  3. Ao ler os versos 1, 2, 9 e 14 do Salmo 91, percebemos os requisitos necessários para usufruir das bênçãos prometidas.
  4. A maior bênção de Deus é a Sua presença. (Êxodo 33:15; Mateus 28:20; Hebreus 13:5). Você tem experimentado essa presença em sua vida diária? Como ela tem sido suficiente para você?
  5. Conhecer o Deus do Salmo 91 e viver em comunhão com Ele te ajuda a descansar e a seguir sem medo. Essa confiança fortalece sua fé e traz paz ao seu coração (João 17:15).

Deixe seu comentário