Mensagens

2a. Mensagem da CEC/Fev/2017 Aperfeiçoando nosso caráter

Mens_CEC2_fev_17.pdf (865 downloads)

Mens_CEC2_fev_17.png (537 downloads)

Nesta mensagem vamos meditar sobre a vida de um apóstolo que, sem dúvida, é um dos mais controversos personagens do Novo Testamento. Suas qualidades sempre foram ofuscadas por seus impulsos. Porém, teve uma história de superação aliada à uma vida de completa dependência de Deus.

I. Alguns traços da personalidade desse apóstolo.
Era impulsivo, terno e afetuoso, às vezes presunçoso, outras vezes tímido e covarde, pronto ao auto sacrifício, no entanto inclinado à autogratificação, vagaroso para aprender as verdades mais profundas, negou de maneira covarde.

Você se identificou com alguns dos traços deste apóstolo?

II. O que Jesus via nele?

1. Via alguém que tinha interesse em aprender. Que fazia perguntas, que questionava.Foi ele que perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar seu irmão (Mt 18.27).

a. Foi ele quem cobrou do Mestre: “E nós, que deixamos tudo e te seguimos, que receberemos?” (Mt 19.27).
b. Alguém com muita vontade de viver ao lado de Jesus. Sempre estava próximo dele.

2. Alguém obediente a ordem de Jesus. Mesmo sendo um pescador experiente, simplesmente disse: “Mestre, havendo trabalhado a noite toda, nada apanhamos, mas sobe a tua palavra lançarei as redes”, em seguida ele apanhou tantos peixes que as redes se romperam (Lc 5.5).
3. Alguém com muita fé e disposto a se lançar pela ordem de Jesus. Ele pergunta de forma bastante ousada: “Senhor! Se és tu, ordenas que vá até seu encontro!” Então Jesus diz apenas. “Vem!” (Mt 14.28).

O que Jesus viu em você?

III. Aplicação para nós

  1. Jesus faz o mesmo chamado de Pedro para cada um de nós. Basta que saibamos ouvi-lo e que tenhamos coragem suficiente para segui-lo sem vacilar.
  2. O carinho de Jesus por uma pessoa tão comum e cheia de falhas, como Pedro, é motivo de esperança para cada um que se identificou com a vida deste apóstolo.
  3. Jesus mudou o nome dele, de Simão, que significa inconstante, para Pedro com sentido de rocha, pedra e firmeza (Marcos 3.16). Isso mostra o interesse de Jesus em fazer uma grande mudança em nossas vidas.
  4. Também nos mostra o quanto, como cristãos, precisamos diariamente aperfeiçoar nosso caráter.
  5. Pedro com toda a sua fragilidade e inconstância, a partir da experiência do Pentecostes, mostrou o que o Espírito Santo é capaz de fazer na vida de um homem quando o mesmo se coloca no centro da vontade de Deus.

Faça parte deste momento especial na vida da igreja, relacione até três pessoas crentes na ficha do OIKOS e comece a orar por elas. Deixe-se ser cuidado e faça parte da relação do OIKOS de outra (o) Irmã (o).

Deixe seu comentário