Mens_CEC2_jan_22_Pdf (372 downloads) Mens_CEC2_jan_22_WhatsApp/Telegram (382 downloads)
Hoje vamos meditar em algo que acontece desde os tempos de Adão – pôr a culpa em alguém ou em alguma coisa. Aconteceu pela primeira vez no jardim do Éden. Deus disse aos dois, Adão e Eva, que poderiam comer do fruto de toda a árvore que estava no jardim, exceto o da árvore da ciência do conhecimento do bem e do mal. Eles não tinham necessidade de nada, mas optaram em ouvir a voz do diabo e desobedecer a Deus. Quando questionado por Deus, ele respondeu que a culpa não era sua e sim de Eva, Eva por sua vez disse que a culpa foi da serpente que a tinha enganado.
E você, já se encontrou em uma situação semelhante?
MAS DE QUEM É A CULPA?
Sempre temos justificativas comuns para eximir-nos de responsabilidades que são nossas:
1. Sempre queremos nos distanciar dos problemas, principalmente da culpa, como uma espécie de proteção. Por vezes imaginamos que nossa dor emocional, nossos problemas ou sofrimentos foram gerados pela ação de outros e que não contribuímos em nada para a tal situação.
2. Não temos um bom casamento por culpa do marido ou da esposa; não conseguimos aprender por causa do(a) professor(a). Não vamos à igreja ou não participamos da célula por culpa de algo ou alguém… A culpa sempre é da mãe, do pai, do professor, do médico, do cônjuge, da igreja etc. Coloca-se a culpa até em Deus, porém, assumi-la, jamais!
3. Parece que temos sempre a necessidade de sermos a vítima de uma situação. Raramente se ouve alguém dizer: “EU puxei o tapete de fulano”, “EU traí sicrano”, “EU fiz a opção errada”, “EU falei sem pensar”, “EU nunca ouvi os conselhos”, “ACULPA É MINHA”!
COMO MUDAR A SITUAÇÃO?
1. Só existe um caminho para mudar essa atitude: Assumir a nossa responsabilidade, analisando sobre o que nos levou a passar por ela: O quanto contribuímos? Por que não mudamos? O pecado do outro não justifica o nosso.
2. Precisamos aceitar que falhar faz parte da vida e que a solução, muitas vezes, depende de nós.
Não é uma tarefa simples, mas não é impossível. O ponto de partida é parar de culparmos uns aos outros, sondar onde estamos errados ou errando, nos apresentar a Deus como o salmista fez em Salmos 139, e nos deixar ser guiados em Seus caminhos eternos.
PROCEDIMENTOS PARA AS REUNIÕES DE CÉLULAS
- Incentive os membros da sua célula a continuar realizando a célula familiar: http://ieadam.com.br/blog/celula-familiar
- Compartilhe a mensagem: http://ieadam.com.br/blog/msgs-cat/mensagens-de-celulas/
- Mantenha contato com os membros da sua célula durante a semana através do telefone ou redes sociais visando o encontro da célula.
- Programe com os líderes em treinamento o desenvolvimento e participação na célula. Ore com eles.
- Na hora da mensagem não pregue, compartilhe com todos, faça perguntas, envolva todos. Quando as pessoas participam, elas retornam para a próxima reunião.
- Leia várias vezes a mensagem para familiarizar-se com o assunto.
- Inicie a reunião no horário.
- Deixe o anfitrião responsável em recepcionar os que ainda não chegaram
- Comece dando o bem-vindo a todos os participantes ………… (3 minutos)
- Oração inicial ………… (4 minutos)
- Testemunhos de vitória ………… (6 minutos)
- Louvor e adoração ………… (8 minutos)
- Ministração da palavra ………… (21 minutos)
- Que lições podemos extrair para nós? ………… (7 minutos)
- Compromisso de oração por outro discípulo ou visitante
- Evangelismo e Estratégia para trazer pessoas a célula …….. (7 minutos)
- Oração final ………… (4 minutos)
Orientações de combate a covid19 ou gripe: 1. Higienize suas mãos com álcool em gel ou água e sabão; 2. Leve consigo um pequeno frasco de álcool em gel para uso pessoal; 3. É obrigatório o uso de máscara. 4. Enquanto estiver usando máscara, não toque na parte da frente, utilize as alças para ajustá-las; 5. Mantenha o distanciamento entre as pessoas; 6. Evite apertos de mão, abraços, beijos e manusear objetos de outras pessoas sem a devida higienização; 7. Higienize suas mãos ao manusear dinheiro em cédulas e moedas, cartões de crédito, teclado.