Mensagens

2ª. Mensagem da CEC/junho de 2022 Evidenciando a fé, Tiago 2.14-26

Mens_CEC2_jun_22_Pdf (619 downloads) Mens_CEC2_jun_22_WhatsApp/Telegram (439 downloads)
Você acreditaria numa pessoa que se diz eletricista, mas não consegue trocar uma lâmpada? E de uma pessoa que se diz cozinheira, mas não consegue preparar um arroz?

Tiago, em sua epístola, também quis saber como é que uma pessoa pode dizer que tem fé, mas não demonstra essa fé através das obras; nenhuma sequer para comprovar sua fé. Através desse questionamento, Tiago procura mostrar a ligação estreita entre fé e obras: não se pode provar a existência de algo interior quando o exterior não possui correspondência. Como dizer ao mundo que somos cristãos, se a nossa fé não é evidenciada através das nossas atitudes? Não serão pelos frutos que seremos conhecidos? (Mateus 7.20).

Uma análise sobre a fé:

1.     A fé precisa ser prática, ou seja, precisa ser demonstrada no dia a dia dos cristãos. Ela não pode ser resumida a um conjunto de preceitos teóricos. Caso contrário, será morta aos olhos daqueles que nos observam.

2.     Saber da existência de Deus e não praticar obras que coincidem com a mentalidade bíblica é comparada, nas devidas proporções, à crença que os demônios têm. Eles sabem da existência de Deus e estremecem. Todavia não deixam de cumprir as ordens de Satanás. Eles sabem que Deus existe e o odeiam. Seu conhecimento de Deus os leva a manifestações cada vez mais rebeldes.

3.     A fé salvadora deve envolver todo o ser humano: o intelecto, as emoções e a vontade. Ou seja, a mente deve pensar na Verdade, o coração deve se agradar da Verdade, e a vontade deve se submeter àVerdade, de maneira que o nosso interior e exterior passam a ser moldados pela Verdade e a refletir a fé que temos na Verdade.

A fé deve nos mover em prol de boas ações não para ser salvos (pois somos salvos pela graça), mas para demonstrar que somos salvos, que nossa fé não é estática e que Deus pode usar nosso comportamento para fazer apresentar a fé pura e imaculada.

A fé é necessária para a salvação; as obras, por sua vez, para mostrar a qualidade do nosso serviço cristão e obediência a Deus.

1 comentário

Deixe seu comentário