Mensagens

2ª. Mensagem da CEC/novembro de 2024 Uma atuação sábia (2 Coríntios 7:4-16)

Mens_Cec2_nov_24_Pdf (246 downloads) Mens_Cec2_nov_24_WhatsApp/Telegram (160 downloads)

Esta passagem nos mostra a alegria de Paulo após o arrependimento da igreja de Corinto. Em meio a um tempo de ressentimentos e feridas, este “final feliz” nos convida a refletir sobre a atuação sábia de Paulo e como podemos aplicá-la em nossas vidas.

I. Humildade (v. 6)
O mundo pode até achar que ser humilde é ser fraco, mas para quem segue Jesus, não pensar demasiadamente em si mesmo, não ser o centro das atenções, e, não considerar que somente sua opinião é a que vale, é essencial. Servir a Deus exige humildade em ações e atitudes, combatendo o egoísmo e confiando em Deus (Tg 4:6).

II. Zelo pelo bem-estar da igreja (v. 12)
A humildade de Paulo o levou a buscar o bem-estar da igreja, mesmo que isso significasse repreendê-la com firmeza (v. 8-12). Seu amor pela congregação (v. 7b) o motivou a agir com firmeza e amor, resultando em alegria e vitória. No ministério, o amor deve guiar nossas ações, sem comprometer os princípios.

III. Ter fé (7:14a,14c)
Paulo creu na ação de Deus antes de ver os resultados, demonstrando fé inabalável em Seu poder e na ação do Espírito Santo (Fp 1:6). Sua alegria foi confirmada pela mudança real em Corinto (vv. 4, 14b, 16).

IV. Precisamos acreditar nas pessoas, ver além de suas falhas, e continuar acreditando, mesmo em meio a grandes problemas.

A maneira como Paulo lidou com a igreja de Coríntios nos ensina valiosas lições sobre liderança, relacionamentos e o exercício da fé. Podemos aprender com ele a agir com sabedoria, combinando firmeza com amor, humildade e perseverança.

Deixe seu comentário