Mensagens

3ª mensagem CEC/Abril de 2106 As dores de Jesus, Isaías 53.1-8

Mens_CEC3_abr_16.pdf (465 downloads)

WhatsApp Mens_CEC3_abr_16.png (380 downloads)

Quando assistimos a um filme que retrata o sofrimento de Jesus na cruz do calvário ficamos extremamente impactados ao ver as atrocidades de seus algozes. Não obstante as dores e os sofrimentos de Cristo foram físicos, morais e espirituais.

I – DORES E SOFRIMENTOS FÍSICOS DE JESUS –  ISAÍAS 53:5

  1. Ele foi ferido com golpes (Miquéias 5.1; Mt 26.67; Jo 18.22).
  2. Teve laceração do corpo como o resultado dos açoites. O chicote romano era uma tira de couro com várias extremidades, cada uma com uma ponteira de metal. “Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo”.
  3. Foi ferido causado pela coroa de espinhos que fez sangrar sua cabeça (Jo 19.2) “tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça” (Mt 27.30).
  4. As mãos e os pés de Jesus foram traspassados. Os cravos de ferro eram cravados entre os ossos separando-os sem quebrá-los.
  5. “Um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança e logo saiu sangue e água” (Jo 19.34). 

II – JESUS SUPORTOU DORES MORAIS E ESPIRITUAIS

   a.   Humilhação:

  • Foi humilhado pelos homens – “e como um de quem os homens escondem o rosto” (Is 53.3).
  • Foi humilhado pelo Sinédrio quando cuspiram no rosto dele (Mt.26.67)
  • Foi humilhado pelos soldados quando o açoitando rasgaram o seu corpo com fortes açoites, colocando na sua cabeça uma coroa de espinhos, dando-lhe pancadas na cabeça (Mt. 27.29).
  • Foi humilhado ao ter que carregar uma cruz pelas ruas agitadas de Jerusalém ao lado de dois ladrões.
  • Ele foi humilhado pela multidão ao pé da cruz (Mt 27.40).
  • Ele foi humilhado quando clamou em alta voz dizendo tenho sede e lhe deram vinagre para agravar sua tortura (Mt 27.48).
  • “Ele foi humilhado até a morte e morte de cruz” (Fl 2.8).

   b.   Rejeição:

  • Foi rejeitado pelos homens (Is 53. 3) “o mais rejeitado entre os homens”
  • Ele foi rejeitado pelo seu povo (Jo 1.11) “Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam”.
  • Ele foi rejeitado pelos religiosos da sua época (Mc 8.31; Mt 26.59) que lhe chamaram de fanático, mentiroso, blasfemo, pecador, beberrão e até endemoninhado. O sinédrio forjou testemunhas falsas para acusá-lo.
  • Ele foi rejeitado pela mesma multidão que o aplaudiu = empolgada com seus milagres, mas na hora da escolha gritaram diante de Pilatos: crucifica-o, crucifica-o! Caia sobre nós o seu sangue!
  • Ele foi rejeitado pelas autoridades romanas = Herodes, o grande quis matá-lo quando infante. Pilatos covardemente o entregou para ser crucificado. Herodes, Antipas o escarneceu.
  • Ele foi rejeitado pelos seus apóstolos = Judas o traiu, Pedro o negou, os demais o abandonaram e fugiram.
  • Até os dias de hoje tem sido rejeitado por muitos que o conhece, sabe o que ele fez e rejeita sua Palavra e convite para aceitá-lo como Salvador e serví-lo como Senhor.

Ainda hoje Jesus tem sido rejeitado, e trocado pelo Barrabás desse século, apesar de toda a nossa, enfermidade, tragédia, pecado e fracasso ter sido levados sobre Ele, ainda existem pessoas que não conseguem ver a beleza do evangelho e continuam cegos quanto à aparência e formosura do verbo que se fez carne e habitou entre nos, muitos só choram quando veem um falso corpo de Jesus ferido e ensanguentado, cheio de hematomas e chagas. Porem Jesus está vivo, Ele chegou do outro lado, ele venceu a morte, ressuscitou ao terceiro dia foi para o céu e voltará pra buscar a sua igreja. Maranata!

 

1 comentário

Deixe seu comentário