Mensagens

3ª Mensagem da CEC/agosto de 2024 Autonomia ou dependência? Um chamado à sabedoria da Palavra de Deus (Salmo 119:105)

     Mens_Cec3_ago_24_Pdf (417 downloads) Mens_Cec3_ago_24_WhatsApp/Telegram (280 downloads)

A independência e a busca pela autonomia são características marcantes da sociedade moderna – no lar e até em ambientes profissionais e religiosos – isso tem levado a uma desconexão das verdades absolutas e eternas encontradas na Bíblia, relativizando valores contidos na Palavra. O Salmo 119:105, no entanto, nos apresenta uma perspectiva oposta, revelando a importância de depender da Palavra de Deus como guia para a vida.

  1. O Salmo 119:105 apresenta uma perspectiva diferente à busca atual por autonomia absoluta. O salmista reconhece a importância da Palavra de Deus como guia em todas as esferas da vida. Demonstrando que essa deveria ser a postura de todos que conhecem a Deus: permitir-se ser guiado pela sabedoria eterna encontrada em Sua Palavra.
  1. Assim como uma tocha dissipa as trevas, a Palavra de Deus ilumina nosso caminho, revelando os perigos espirituais e físicos, indicando a rota segura para a vida. Essa imagem poderosa, presente em 2 Pedro 1:19, enfatiza a importância da Palavra de Deus como guia confiável e infalível.
  1. O historiador judeu Flávio Josefo já reconhecia na Bíblia a mais sublime fonte de sabedoria e felicidade. Essa mesma perspectiva é ecoada por Paulo, que exorta Timóteo a se aprofundar nas Escrituras Sagradas, pois nelas encontra-se a chave para a salvação. A educação bíblica, portanto, não é apenas desejável, mas fundamental para moldar caráter e conduzir à fé em Cristo. A frase popular “a lei aprendida na infância entra através do sangue e sai pelos lábios” evidencia a profundidade com que os princípios bíblicos se enraízam em nós quando aprendidos desde cedo.

Questão para debate/reflexão:

  1. Qual o papel da Palavra de Deus na formação dos seus valores? Você confia na Bíblia como a luz que guia seus passos ou a cultura atual tem influenciado mais as suas escolhas?
  2. De que maneira a sociedade atual tem influenciado seus valores nos relacionamentos, em casa, no trabalho e na igreja?
  3. Em que áreas da sua vida você precisa de mais direção divina e menos autonomia?
  4. Cada pessoa precisa usar a Palavra de Deus de modo pessoal, prático e consistente, para poder ver seu caminho e discernir o que há nele. A cabeça precisa de iluminação, mas ainda mais os pés precisam de direção.

Deixe seu comentário