Mensagens

3ª Mensagem da CEC/dezembro de 2024 Minha graça te basta (2 Coríntios 12:1-9)

Mens_Cec3_dez_24_PDF (88 downloads) Mens_Cec3_dez_24_WhatsApp/Telegram (61 downloads)

O capítulo 12 de 2 Coríntios nos convida a descobrir a verdadeira fonte da força na vida cristã. A partir das experiências do apóstolo Paulo, podemos aprender que:

  1. Deus não promete aos seus filhos uma jornada livre de lutas, doenças ou sofrimentos. Contudo, Ele garante que, em meio a todas as adversidades, jamais estaremos sozinhos (Mt 28:20).
  2. O sofrimento é inevitável (2 Co 12:7). É impossível passar pela vida sem sofrer. O próprio Paulo vivenciou sofrimentos físicos e espirituais.
  3. Deus usa o sofrimento para nos aproximar Dele (2 Co 12:8). Paulo rogou a Deus três vezes para que o livrasse de seu sofrimento, demonstrando sua busca por alívio e dependência do Senhor.
  4. Deus usa o sofrimento para mostrar a Sua graça (2 Co 12:9). As dificuldades se tornam oportunidades para experimentarmos o favor imerecido, o amor incondicional, a graça de Deus.
  5. O sofrimento nos mantém de joelhos diante de Deus para nos pôr em pé diante dos homens (2 Co 12:9-10). As provações nos fortalecem para enfrentarmos o mundo.
  6. O sofrimento revela a suficiência da graça (2 Co 12:9). “Então, ele me disse: a minha graça te basta…” (12.9). Em meio à dor, descobrimos que a graça de Deus é tudo o que precisamos.
  7. O sofrimento traz fortalecimento e poder (2 Co 12:9). “O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.” Quando somos fracos, é então que somos fortes. Paulo compreendeu que era em sua fragilidade que a força de Cristo se manifestava plenamente.
  8. A graça de Deus nos capacita a enfrentar o sofrimento (2 Co 12:9). É a força que nos sustenta quando as nossas se esgotam. Em momentos de dor, a graça nos capacita a perseverar e vencer.
  9. Deus usa o sofrimento para nos moldar (2 Co 12:7-10). Ele permitiu que Paulo sofresse para que aprendesse a depender Dele e reconhecesse Seu poder.

Questões para reflexão:

  • Como a afirmação “o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza” pode ser aplicada em suas próprias experiências de fragilidade e vulnerabilidade?
  • Compartilhe um exemplo de como Deus usou o sofrimento em sua vida para manifestar Sua graça e Seu poder. O que você aprendeu com essa experiência?

Deixe seu comentário