4ª-Mensagem-CEC-dez.pdf (309 downloads) WhatsApp_CEC4_dez_15.png (231 downloads)
Qual a sua expectativa para 2016?
O povo de Judá exclamou: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”. Eles lamentavam o fato de que a colheita de cereais havia passado e eles não tinham podido ceifar os campos, pois as tropas inimigas cercavam a cidade e ninguém podia sair. Assim como hoje, até o último instante, o povo preferiu não acreditar em Jeremias, que havia profetizado destruição, caso não se submetessem ao rei da Babilônia. As consequências foram: fome, desespero e morte. Os sobreviventes foram para o cativeiro babilônico.
I. Porque aconteceu isso com o povo?
1. O povo de Israel estava afastado do Deus Vivo. No lugar de adorar a Deus resolveram fazer imagens de escultura e prestar adoração a esses ídolos pecando contra o Senhor.
2. As consequências do pecado fizeram com que Israel visse passar diante de si o tempo da colheita. Diferente de outros tempos, ela não trouxe a alegria e a solução tão aguardada. O que está tomando o lugar de Deus em sua vida? A que ou a quem você está dando mais valor do que a Deus?
II. O que esses fatos históricos têm a ver conosco? Nossa cidade não está cercada por nenhum exército, e a maioria de nós não estão preocupados com o que vão comer amanhã.
1. A lição que esse relato nos ensina é que a paciência divina tem limites, e um dia Ele porá fim à impiedade reinante e fará a colheita dos justos.
2. O verão representa o tempo ideal para a salvação. Os anos se sucedem em direção à eternidade; logo chegará o último ano de sua vida. Sua juventude logo passará; sua varonilidade estará se escoando, e você ainda não está salvo (Hb 4.7).
3. Existe um tempo definido para nós. Quem vive da agricultura sabe como ninguém que depois do tempo do plantio e do regar, vem o tempo da colheita (Tg 4.14). 4. Pergunto-lhe: Você será salvo ainda? Há qualquer possibilidade disso?
Se não aproveitarmos essa oportunidade áurea, o que poderemos esperar para o futuro, quando tivermos chegado ao outono ou inverno de nossa vida? Felizmente a porta da graça ainda está aberta. “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Co 6.2). O final de ano que chega, é momento de fazermos uma retrospectiva da vida e tomarmos a decisão de aproveitarmos a oportunidade que Deus dá para resolvermos as pendencias com Ele e com nossos semelhantes.
QUE 2016 SEJA O ANO QUE VOCÊ PODERÁ DECLARAR QUE USUFRUIU DO QUE DEUS TEM PARA VOCÊ.