Mensagens

4ª MENSAGEM CEC/ OUTUBRO 2106 TARDIO EM FALAR Tiago 1.19

Mens_CEC4_out_16.pdf (665 downloads)

Mens_CEC4_out_164.png (553 downloads)

QUEBRA GELO: Você já se arrependeu de ter falado antes de pensar?

Na mensagem anterior tivemos a oportunidade de estudar um procedimento que faz diferença na vida do ser humano: ouvir com rapidez, com o coração, olhos e ouvidos, analisando todos os fatos. Hoje, vamos tratar sobre ser tardio no falar.

  1. Falar é uma das formas de expressão do pensamento humano, como também é responsável pelo processo de comunicação e de formação da identidade cultural de uma sociedade. Sempre queremos falar às outras pessoas aquilo que pensamos.
  2. Às vezes dizemos algo que não gostaríamos que saísse de nossos lábios, quando percebemos o ato falho já aconteceu e o que foi dito causa sérios problemas a quem diz e a quem ouve. Muitas vezes nossas palavras são ásperas, nocivas e irrecuperáveis (Provérbios 15.1; 17.27).
  3. A língua ou a maneira de falar revela nosso coração (Lucas 6.45). A fala apresenta o que vem do pensamento, mostra o que está em nosso no interior e se nosso temperamento é impensado e descontrolado; por isso, devemos pedir a Deus que o Espirito Santo controle nosso temperamento.

O que Tiago quer dizer é que o crente tem o compromisso de não apenas falar o que pensa, mas agir como propõe o Evangelho.

  1. Você não pode ouvir com atenção enquanto você está falando, ou até mesmo enquanto você está pensando sobre o que dizer. Muitas discussões são infrutíferas pela simples razão de que todas as partes estão prestando mais atenção para o que querem dizer, do que os outros estão dizendo.
  2. E preciso saber a hora de falar. Geralmente falamos antes de pensar, de ouvir, de orar, de medir as consequências, de verificar se é verdadeiro (Provérbios 10.19; 25.11). Não perderemos nada se dominarmos nossa língua, falando no tempo oportuno.
  3. E preciso saber o que falar. A palavra dita sem pensar, fora do tempo, e sem conhecimento dos fatos pode provocar grandes tragédias nos relacionamentos (Provérbios 15.23; 29.20; Mateus 5.22; Colossenses 4.6)
  4. A língua controlada significa um coração e um corpo controlado.

Precisamos aprender a refletir sobre o que vamos dizer e falar no tempo certo. Observe bem as palavras, e ore como o rei Davi: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca: guarda a porta dos meus lábios” (SI 141.3). Se quisermos atingir o perfil de homem perfeito, precisamos controlar nosso ímpeto e evitarmos tropeçar nas palavras.
 

CONGRESSO DE CÉLULAS
Dia 25 e 26 de novembro de 2016.

4 comentários

  • Lidiany costa disse:

    Gostaria de saber onde eu posso encontrar esses quebra-gelo sugeridos nas lições?

  • Mirian Oliveira disse:

    Seria muito bom incluir sugestões de louvores com os temas de cada mensagem, e dinâmicas”quebra gelos

  • Francisco Helder disse:

    Não recebemos mais os boletins mensal os lideres de células que se disponibilizam a honrar seus compromissos com duas células estão tendo que pagar a impressão e as Xerox de suas mensagens em lan houses alem de que as mensagens chegam atrasadas e muito em cima da hora…e isso não ajuda em nada o crescimento do trabalho celular….!

Deixe seu comentário