4ª-MENSAGEM-CEC.pdf (479 downloads)
Havia uma guerra em Israel, e o rei da Síria, junto com seus oficiais, traçava planos para derrotar Israel, mas o profeta Eliseu era um homem de grande intimidade com Deus, e por isso, Ele lhe revelava os planos do rei da Síria. Ele sabia que o mundo invisível (dos anjos e demônios) era tão ou mais real do que o mundo visível. Sua relação com Deus proporcionava contemplar o visível e o invisível.
O texto Bíblico, mostra quatro tipos de pessoas, e com certeza nós nos encaixemos em qualquer destes tipos.
I – O primeiro tipo de pessoa é aquela que só vê o natural.
• Este só consegue ver o que é lógico, o que é visível aos seus olhos naturais (V11). “…quem dos nossos é pelo rei de Israel?
• Não consegue enxergar o mundo invisível, discernir o espiritual (V 11,15).
• Muitas vezes, em uma casa há discórdia, brigas, ódio e muitas outras coisas. Lares são destruídos, a situação financeira fica difícil, mas esse tipo de pessoa não consegue ver nada além dos seus sentidos naturais.
II – O segundo tipo de pessoa é o que pensa que realmente há um mundo invisível, mas ainda procura meios lógicos e naturais para encontrar a solução (Vs 12,13).
III – O terceiro tipo de pessoa é o que acredita em Deus, acredita que há uma solução espiritual, mas não consegue enxergar o quão perto ela está.
Algumas atitudes desse tipo de pessoa
• Creem em Deus, mas em um Deus que está distante. Creem em um Deus que não deve está muito preocupado com ele; um Deus que não esta vendo a situação desesperadora. “Ai meu Senhor, o que faremos?” (V15).
• Não percebem a presença de anjos. Não percebem que os problemas dos homens são só uma oportunidade para o milagre de Deus (Vs 17).
• Ficam com medo, pois não tem em seu coração o pensamento que “se Deus é por nós quem será contra nós” (Rm 8.31).
IV – O quarto tipo de pessoa é aquela que vê o invisível e sabe que o poder esta disponível, e age com tranquilidade:
• Crê na oração. Vê o invisível.
O monte estava “cheio”. Todo o tempo os anjos estavam lá, e Eliseu sabia disto, embora seus olhos naturais não vissem nada. Eliseu era um homem diferente: possuía visão espiritual.
Eliseu orou por aquele que não cria (Vs17), “O Senhor abriu os olhos do moço, e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.”
• Sabe que Deus não o abandona, pois cuida e protege aqueles que o amam. Interviria quando necessário e o livraria, pois estava presente olhando tudo. Deus não falharia!
• A confiança em Deus o tornara tranquilo diante daquela difícil situação. Enquanto o inimigo descia contra ele, Eliseu orou ao Senhor: “Fere, peço-te…” (V18). Não orou apavorado clamando por misericórdia. Não reclamou de Deus dizendo: “QrEue adiantou servir a Deus”? Olha a minha situação agora! “Eliseu estava tranquilo, porque sabia que Deus tinha o controle da situação”.
As vezes em sua vida parece que não há mais saída, que não há solução. Você tem vontade de chorar, desesperar e abandona a fé. Saiba que Deus cuida de você e mesmo que não veja nada com os olhos físicos, Deus ordenou aos seus anjos para guardá-lo em todos os caminhos. Então fique firme no Senhor e em sua palavra. “Não temas. Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (V16). Ore bastante, dependa de Deus. Aprenda a jejuar, pois nada nos deixa mais sensível ao mundo espiritual do que a oração e o jejum, e este é o tipo de cristão que Deus quer que você seja!