CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO, Lucas 24.27-35.
Introdução: Deus faz acepção de pessoas? Podemos ver claramente como a presença do Espírito Santo se manifesta em algumas pessoas de maneira poderosa e em outras não.
Qual o segredo que diferencia uma pessoa de outra?
Através da historia bíblica e contemporânea, notamos que há um denominador comum em cada mover de Deus, é a paixão pela presença do Espírito Santo, que faz com que vivam em outra dimensão em sua relação com Ele.
Temos que entender que o poder do Espírito Santo se manifesta em todo momento e lugar. Não somente no templo, mas fora dele (em nossa casa, no trabalho, no meio de nossas atividades diárias; em cada momento de nossa vida). Porém, somos nós quem frequentemente ignoramos essa presença.
- Deus não se manifesta de forma sobrenatural em nossas vidas, porque muitas vezes nos conformamos em ir aos cultos e receber um “toque”. Não chegamos a compreender que isto é somente um pouco do que Deus tem para nossas vidas, e que podemos chegar a receber tudo, através de uma relação firme e constante. O Senhor quer se manifestar em nossas vidas em todo momento, o problema é que as vezes ignoramos essa realidade espiritual.
O que fazer para entrar nessa dimensão?
Em Lucas 24.27-35, mostra as chaves para poder chegar a desfrutar dessa dimensão do Espírito:
1 – Ler la Bíblia. O conhecimento da Palavra é fundamental. Jesus conhecia as Escrituras (Vs 27). Ele começou falando desde Moisés e todos os profetas. Para conhecer o Espírito Santo é necessário que nos aprofundemos na Palavra, pois ela tem poder de agir em nós, como fez quando aceitamos a Jesus como Salvador.
2- Perseverança na oração. Os discípulos o constrangeram a ficar e a eles se revelou (vs 28-31). O Espírito Santo nunca nos forçará; a decisão é nossa. Como resultado da oração e da leitura da Palavra alcançaremos comunhão com o Espírito Santo. Jesus enviou ao Espírito Santo para que os novos discípulos (nós) vivêssemos as mesmas experiencias que eles haviam vivido com Ele.
Resultados da relação com o Espírito Santo:
1.Transformará nosso deserto em um lugar frutífero (Is 35.1-2).
2.Nos ajudará a caminhar com Deus(Ez 36.27).
3.Nos ajudará a conhecer mais a Deus.
4.Nos levará a conhecer Sua Palavra.
5.Seremos novas pessoas.
6.Nos dará descanso, repouso e fortaleza.
7.Trará maior excelência a nossa vida igual ao que fez com Moisés, José, etc.
Como manter viva essa relação?
Vivendo no temor de Deus (Pv 9.10 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento“. Este temor significa honra, reverencia.
Conclusão: Esta relação mudará nosso estilo de vida, nossa maneira de pensar, de falar, de olhar, etc.