A postura de um líder chamado Josias
Introdução
Josias tornou-se rei aos oito anos de idade e embora o pai de Josias, o rei Amom escolhera andar na contra mão da vontade de Deus, sua mãe fez o que era reto aos olhos do Senhor. Cap. 22.2 diz que ela não se apartou dele, do Senhor nem para direita nem para esquerda. Os resultados da obediência de Jedida, mãe de Josias contribuiu na formação de princípios morais e espirituais para o futuro líder. Quando Josias alcançou a maioridade decidiu reparar o templo do Senhor e descobriu em meios aos entulhos de ídolos guardados por seu pai, uma cópia do livro da “Lei de Moisés”. Quando Josias soube da existência do livro pediu que lessem, então ele rasgou as suas vestes e chorou diante do Senhor pelo pecado dos seus pais e do seu povo. Diante do reconhecimento da Palavra de Deus, Josias tomou a decisão de:
- Limpar o templo e a Nação inteira. Ele removeu todos os vestígios de idolatria e feitiçaria. Foi a outros reinos que haviam influenciado Israel a e destruiu o falso altar de Betel. Cap.23.15
- Como continuidade do progresso da reforma, Josias restaurou a Aliança com Deus celebrando a Páscoa. Cap. 23.21
- Com a erradicação dos ídolos e da idolatria, ele queria purificar o templo, isto provava o seu nível de comprometimento acerca de tudo o que fazia para Deus. O seu amor e zelo pela Palavra de Deus, levava-o a uma atitude firme para desembaraçar-se de todas as coisas abomináveis, imagino que não tenha sido nada fácil, mas Josias se propôs em destruir todas aquelas relíquias de idolatria, tal era o seu zelo pelo Senhor dos Exércitos.
I. Lições que tiramos do texto
1. Deus sabe o nome e o destino de cada um de nós mesmo antes de nascermos! Isto havia sido profetizado 350 anos antes (1 Reis 13.1-2).
2. Cada pessoa decide quem e o que será. Mesmo tendo um pai perverso, Josias não seguiu o mesmo procedimento, foi ensinado a honrar e obedecer a Deus.
3. Necessitamos ser como Josias no espírito! Precisamos amar a Palavra de Deus e não admitirmos o pecado, limpando as nossas vidas da iniquidade e buscando a reparação e restauração do nosso templo.
4. Viver de forma morna, com metade do coração para Deus não reflete o “espírito de Josias”. Cada homem e mulher, cada pai e cada esposo e esposa devem ter a visão pura e apaixonada sobre o Deus verdadeiro.Conclusão
Conclusão
Qual o nível do teu comprometimento para com Deus? O que tens proposto no teu coração sobre santidade? Que te falou Deus durante esta semana acerca da tua vida e das áreas que precisas de mudar? Estás disposto a obedecer ao Espírito Santo?