Mensagens

Mensagem das CEC 01 – Outubro 2012 – Como lidar com o fracasso

Como lidar com o fracasso

Introdução:

A palavra fracassar refere-se a uma frustração, algo lastimoso, desastre ou insucesso. Você já se sentiu vítima do fracasso em alguma área de sua vida? Conhece alguém que sofreu por se ver fracassado (a)? O que aconteceu com essa pessoa? Diariamente somos levados a tomar decisões que podem ter consequências que resultam em sucesso ou fracasso.

Na Bíblia encontramos duas personagens que vivenciaram duas atitudes distintas, (negar e trair), mas que os levaram a um mesmo sentimento de fracasso, porém a maneira como eles lidaram com a situação, fez toda diferença.

 

I.  Mateus 26. 69-75. Relata o sentimento de Pedro quando negou o senhor Jesus. “(…). E, saindo dali chorou amargamente”. Ou seja, a tristeza, o sentimento de fracasso levava-o a lastimar sua atitude em profundo arrependimento.

 

II. Mateus 26.14-15; 27.3-5. Descreve a ação planejada de Judas, e quando o mesmo percebeu que sua decisão havia sido desastrosa, sentiu-se fracassado e disse: “(…). Pequei traindo o sangue inocente”. Judas conclui que poderia fazer tudo, inclusive dar fim a sua vida. Julgou a si mesmo, não buscou o perdão de Deus. Retirou-se e foi-se enforcar.

 

COMO SE LIDA COM O FRACASSO?

 

1.  Certamente não é através da autocondenação.

2.  O sentimento de fracasso pode ou não promover uma compreensão mais profunda do amor e do poder de Deus.

3. Não se aprende a lidar com o fracasso em questão de segundos.

4.  Pedro permitiu ser transformado durante a sua caminhada com Cristo.

5.  Durante os anos de preparação presenciou fatos extraordinários.

 

Conclusão

Através da autocondenação muitos se enforcam lentamente no remorso e sentimento de culpa que cresce até se transformar em ódio de si mesmo. “Por que é que fui fazer isso?”, “Como é que eu pude dizer isso?”, “Não mereço o perdão de Jesus, estou no inferno e é melhor morre”r. Não podemos nos esquecer de que as misericórdias do Senhor se renovam a cada dia em nossa vida. Deus está sempre disposto a perdoar e restaurar quando nos arrependemos e reconhecemos nossas falhas. NEle nossas decisões são as melhores, não há espaço para o fracasso.

Deixe seu comentário