Mensagens

1ª Mensagem da CEC/julho de 2024 Quem é você no Salmo 1?

Mens_CEC1_jul_24_Pdf (369 downloads) Mens_Cec1_jul_24_WhatsApp/Telegram (254 downloads)
O Salmo 1 destaca a diferença na forma como o justo e o ímpio se comporta. Nele, o salmista evidencia a diferença entre aquele que reverencia a Deus, obedecendo à Sua Palavra, e aquele que negligência os princípios divinos.
I.    O texto deixa claro que os justos evitam todas as dimensões do caminho do mal.
1.    Não se deixam influenciar pelos conselhos daqueles que não consideram Deus em nenhum aspecto de suas vidas.
2.    Evitam se envolver com aqueles que transgridem a lei de Deus deliberadamente. Os justos não apoiam os projetos dessas pessoas, nem participam de suas ações, pois, sua postura está intimamente ligada ao estilo de vida e aos valores bíblicos.
3.     Evitam associar-se com aqueles que desprezam, menosprezam ou zombam dos que praticam o bem, fazendo escárnio das coisas sagradas.

Questão para debate/reflexão:
1.     A seleção criteriosa e a avaliação cuidadosa de nossos relacionamentos são essenciais, pois somos caracterizados pelas companhias que decidimos manter.
2.     A escolha de quem ouvir é crucial. Se os amigos mais próximos têm pensamentos contrários aos princípios do evangelho, isso terá um grande impacto em sua vida. Associar-se com os ímpios implica em seguir os seus caminhos de pecado, o que resulta numa progressiva assimilação do estilo de vida deles.
3.     O justo encontra prazer na lei do Senhor. Ter uma Bíblia em casa e simplesmente guardá-la em uma prateleira, usá-la aberta no Salmo 91 como se fosse um amuleto, ou abri-la aleatoriamente em busca de uma resposta mágica para o dia não reflete a verdadeira intenção da Palavra de Deus. Ao contrário, a verdadeira essência está em orientar sua conduta pelos ensinamentos bíblicos, ultrapassando o mero ato de ouvir ou ler, transformando-se em um praticante ativo da Palavra do Senhor.
4.     Devido ao estilo de vida a prosperidade do justo é duradoura (Salmo 1:1-3),
5.     A ruína dos ímpios é rápida (Salmo 1:4-6).
6.     Quem somos é definido por nossas escolhas e condutas. Portanto, é crucial realizarmos uma avaliação consciente.

Deixe seu comentário