Mensagens

3a. Mensagem CEC / março de 2017 A Carta lida por todos, 2 Coríntios 3.2-3

Mens_CEC3_mar_17.pdf (571 downloads) Mens_CEC3_mar_17.png (288 downloads)

Ao longo de nossa leitura da Bíblia, descobrimos que nós, como cristãos, somos muitas coisas. Somos comparados aos ramos na videira verdadeira, ao sal, a luz e a ovelhas. Em II Coríntios 3.2-3, somos comparados com as epístolas, ou seja, uma carta.

Mas, o que é importante em uma carta:

I. Seu conteúdo. Há cartas amigáveis, cartas de agradecimento, cartas de felicitações, cartas de amor, cartas que trazem esperança, cartas que ensinam e cartas contendo uma boa notícia.

II. Seu autor. Quem escreve uma carta coloca nela todo seu sentimento, clareza e objetividade. O escritor quer que o leitor consiga entender tudo o que ele quer transmitir.

  1. Será que você conhece um escritor com um meio diferente de transmitir sua mensagem? Algo melhor e mais eficaz que uma carta, um outdoor, um E-mail, um WhatsApp, um SMS ou o Facebook. Um meio pelo qual as pessoas conseguissem olhar dento das outras, ler a mensagem de vida, sua história, seus sentimentos, seu amor. Imagine como seria.
  2. O apóstolo Paulo, por sua experiência com a igreja em Corinto, a qual ele tinha discipulado, sabendo desse poderoso expediente que se aplicava aos seguidores de Cristo, escreveu: Vós sois a nossa cartaconhecida e lida por todos os homens (2 Coríntios2).

a. Todos os dias, as pessoas ao nosso redor estão “lendo” nossas palavras, nosso olhar, nossas atitudes diante de várias situações.

b. A diferença é que somos cartas vivas de Jesus Cristo, escritas com o Espírito Santo. Somos sua mensagem de boas novas a todas as pessoas. As pessoas têm que olhar para nós e associar nossos procedimentos de nova criatura com o nosso viver. Nosso exemplo é o que fará conhecida a ação de Deus na vida do homem (2 Coríntios17).

c. Como “cartas” vivas, podemos ilustrar como Jesus Cristo faz a diferença na maneira como tratamos os outros e nos esforçamos para viver com integridade.

Perguntas:

  1. Qual é a leitura que seus filhos, pais, esposo ou esposa, colega de trabalho ou estudo, vizinho, líderes e liderados fazem de você?
  2. Que tipo de carta você é? Os que as pessoas podem ler sobre seus valores, princípios e virtudes?
  3. Que efeito positivo você causa na vida das pessoas que te “leem”?
  4. Se você se ausentasse, notariam sua ausência? Faria alguma diferença?

Ser cristão significa muito mais do que apenas assumir o título e frequentar a igreja aos domingos. Quando aceitamos Cristo como nosso Senhor e Salvador, essencialmente devemos continuar seu legado através do poder e da presença do seu Espírito Santo, que nos transforma todos os dias.

Que continuemos a servir a Deus e a viver a normalidade da vida cristã, sendo “lidos” e observados por todos, como filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandecemos como luzeiros no mundo (Filipenses 2.15).

 

Faça parte deste momento especial na vida da igreja, relacione até três pessoas crentes na ficha do OIKOS e comece a orar por elas. Deixese ser cuidado e faça parte da relação do OIKOS de outra (o) Irmã (o).

2 comentários

Deixe seu comentário