Mens_CEC3_fev_171.pdf (684 downloads)
Mens_CEC3_fev_17.png (426 downloads)
Quem o povo diz que eu sou? Essa pergunta feita por Jesus aos seus discípulos, tem atravessado centenas de anos, e as respostas continuam oferecendo várias imagens de Jesus. Você possivelmente conhece alguma definição sobre Ele.
I. O povo da época tinha diferentes opiniões sobre Jesus:
- Uns diziam que era João Batista ressuscitado, pois havia similaridade no que pregavam (Mt 3.2; 4.17)
- Para outros, Jesus é descrito como um dos profetas (Mc 11,17; Jr 7,11).
- Para alguns, Ele era aquele que supria as necessidades básicas. Muitos o seguiam apenas porque estavam interessados na comida, nas curas, na restauração política de Israel.
- Para outros ele era apenas o filho do carpinteiro (Mateus 13.55).
II. E Jesus faz a segunda pergunta: Quem sou eu para vocês?
Pedro deu a sua resposta, definiu quem era Jesus. Para Pedro, Jesus era o Messias, o filho de Deus.
III. Hoje, quem as pessoas dizem que Jesus é?
- Para alguns, Ele foi o maior educador, milagreiro, rei triunfante, sacerdote, psicólogo, monge, economista, administrador, revolucionário etc.
- Alguns dizem que Ele é o caminho para a prosperidade.
- Para muitos, Jesus é apenas o sacrifício, o cordeiro, um deus menor, outros nem pensaram sobre o fato, pois já receberam “pronto”, das vozes do mundo religioso.
- Para alguns Ele é como um estranho; conhecem do que os outros falam. Nunca tiveram uma experiência real com o Senhor.
- Podemos afirmar com certeza que, sem a ação de Deus sobre a vida do homem, a mente humana está incapacitada de olhar para Jesus e ver nele o Cristo, o Filho do Deus vivo, assim como se tornou impossibilitada para perceber tanto Deus, como as coisas de Deus (Mateus 16.16,17).
Quem é Jesus para você?
Faça parte deste momento especial na vida da igreja, relacione até três pessoas crentes na ficha do OIKOS e comece a orar por elas. Deixe-se ser cuidado e faça parte da relação do OIKOS de outra (o) Irmã (o).