Mens_CEC3_set_24c_Pdf (213 downloads)
Mens_Cec3_set_24c_WhatsApp/Telegram (158 downloads)
Apesar de a Igreja e a política serem esferas separadas, a Igreja tem o dever de preparar seus membros para serem cidadãos ativos e responsáveis em todas as áreas da vida. Seus membros, embora cidadãos do Céu, vivem no mundo e devem evitar tanto a omissão quanto o fanatismo político. Para entender o papel da Igreja nesse contexto, é fundamental buscar orientação na Bíblia.
I. A razão de ser da Igreja
1. A Igreja não existe para promover a si mesma, mas para anunciar o Evangelho, levando as pessoas a serem transformadas à imagem de Cristo e a viverem conforme o caráter de Deus.
2. Ao levar os membros a viverem de acordo com Cristo, a Igreja assume o papel de orientar como os cristãos devem proceder no mundo, lidando com os desafios e questões particulares de seu contexto (Apocalipse 2:1; 1 Coríntios 14:33; Gálatas 1:2; 1 Coríntios 16:19, 10:32).
II. A Igreja e sua relação com a Política
Os cristãos, além de procurar levar almas a Cristo, têm a responsabilidade de se envolver na sociedade, buscando justiça, segurança, paz e prosperidade (1 Timóteo 2:2). Ela não pode se isolar ou ignorar o que acontece ao seu redor. Pelo contrário, a Igreja, guiada pelo Espírito Santo, deve proclamar a verdade e agir como um contraponto a governos e ações que se opõem aos valores cristãos.
III. A Igreja e o exercício da cidadania
1. A cidadania não se limita apenas a ocupar cargos políticos, que se alcançam por meio de eleições, embora essa seja uma forma válida de exercê-la. Devemos incentivar o envolvimento em diversas áreas, como medicina, Forças Armadas, justiça, segurança, artes, ciências, cultura, educação etc. Em cada uma dessas áreas, quando as boas ações são evidentes, o nome de Deus é glorificado (Mateus 5:16).
2. Cidadania é a condição de pertencer a um Estado, desfrutando de direitos e cumprindo deveres. Atualmente, há uma forte ênfase nos direitos, com indivíduos e grupos lutando por eles, mas muitas vezes negligenciando seus deveres. Uma cidadania saudável e completa engloba ambos os aspectos (Atos 22:27,28).
3. Além de sua missão de evangelização, a Igreja tem a responsabilidade de preparar seus membros para uma cidadania ativa e comprometida, baseada nos valores bíblicos. A Igreja deve ser luz no mundo, impactando a sociedade através da proclamação do Evangelho e de um estilo de vida que reflita os valores do Reino de Deus. Afinal, servir a Deus não se limita às atividades dentro da igreja; em qualquer área de atuação, o cristão deve buscar glorificá-Lo com suas ações.