Mensagens

4ª. Mensagem da CEC / Janeiro de 2019 Amigo de Deus, Tiago 2.23

Mens_CEC4_jan_19 (376 downloads) Mens_CEC4_jan_19 (262 downloads)

O que levou você a ter amigo(s)?

A amizade é tão importante na vida das pessoas que foi criado um dia específico para homenagear a relação. O dia do amigo é comemorado em 20 de julho. Na amizade há um nível maior de confiança, lealdade, solidariedade, incondicionalidade, amor, sinceridade e compromisso. Amigos são aqueles contados para a vida e que estão presentes em todos os momentos. O texto de hoje trata da amizade entre Deus e Abraão. Por que ele foi considerado amigo de Deus?

1. Abraão teve primeiramente que conhecer a Deus. Uma amizade não acontece com uma pessoa desconhecida. Deus se manifestou a Abraão em Ur dos caldeus, que a partir dali desenvolveu uma comunhão íntima com Ele (Gn 18.33, 24.40, 48.15).

2. A fé foi o principal ingrediente da amizade. Após crer na Palavra de Deus e obedecer ao comando divino, Abraão foi considerado justo aos olhos do Criador.

a. A fé o levou a tomar uma decisão de servir e ser obediente a Deus. “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu… e saiu sem saber para onde estava indo” (Hb 11.8).
b. Sua obediência afetou a história do mundo. Sua decisão de servir a Deus colocou em movimento o desenvolvimento da nação que Deus usou para Jesus Cristo vir a terra e dar sua vida por aqueles que cressem nEle.
c. As obras de Abraão provaram que ele tinha uma profunda fé, vinda do coração, e que realmente amava a Deus: pela fé deixou Ur, na Mesopotâmia (Gn 11.31; 12.1,4; 15.7; Atos 7.2-4), creu na esperança contra a esperança, pois sua esposa era estéril e quando atendeu ao chamado de Deus, ela já tinha 65 anos de idade (Rm 4.16-22); provou sua fé ou plena confiança em Deus quando obedeceu a ordem divina para oferecer Isaque, seu filho, em sacrifício. Foi provado e aprovado pelo Senhor (Gênesis 22. 1-19).
d. O Senhor o acolheu como amigo digno de Sua confiança e até hoje abençoa seus descendentes e aqueles que os amam (Gênesis 12.1-3; 15.1-21; 22.1-19; 2 Crônicas 20.7; Isaías 41.8; Tiago 2.23).
e. A amizade com Deus está ligada à obediência. Jesus disse em João 15.14: “Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu ordeno”.

Nossa meditação de hoje, nos leva a avaliarmos em como provamos que temos fé em Deus e qual o resultado dessa fé. O mundo está cheio de pessoas que dizem ter fé, que foram chamadas por Deus, mas rejeitaram o convite; algumas se contentaram com um nível de relacionamento com Deus aonde “ir para o céu” é suficiente; outras atenderam ao chamado, mas não executam a missão dada a cada um de nós. Enquanto isso, pessoas estão morrendo sem Jesus porque não há quem pregue, novos irmãos estão retornando a vida anterior, longe de Deus, porque não tem um discipulador. Mas, como Abraão, há aqueles que resolveram viver como amigos de Deus. E você, em qual lista está inserido?

Deus está à procura de homens e mulheres que tenham sede por Ele, que o busquem de todo o coração e que não se contentem com o que tem e o que são, mas que queiram mais dEle.
A decisão é individual, depende de cada um. A amizade e a intimidade com Deus depende dEle e de você. Ele já demonstrou Sua disposição a esse relacionamento. E você, qual a sua decisão?
Caso sua decisão seja sim, queremos orar com você.

2 comentários

Deixe seu comentário