Mensagens

4ª. Mensagem da CEC / julho de 2020 Quem domina você? 1 Coríntios 6.12; 10.23

Mens_CEC4_jul_20_Pdf (250 downloads) Mens_Cec4_jul_20_WhatsApp (145 downloads)
Dá para imaginar o que aconteceria se não existisse regras para os seres humanos? Seria um caos, pois o homem não consegue viver sem regras. Elas estão em todos os lugares: no trânsito, para os motoristas e pedestres, nas vestimentas, no trabalho, nas escolas, nos shoppings etc. Mesmo com as nossas leis que regram nossa vida, ainda há muitas pessoas sendo diariamente presas por descumprirem essas leis.

Em 1 Coríntios 6, temos o exemplo de pessoas que fizeram suas próprias regras, pervertendo os ensinos sobre a graça de Deus, de modo a não haver qualquer distinção moral. Eles não viam nenhum mal em qualquer coisa, a menos que houvesse resultados físicos adversos para eles.

As pessoas que vivem fora das regras têm a concepção errada de liberdade, querem viver o extremo: drogas para ir além dos limites, sexo sem estar casado ou extraconjugal etc.

As regras existem para nossa proteção
1.     O Art. 65 do Código de Trânsito Brasileiro obriga o condutor e os passageiros de um veículo a usarem o cinto de segurança. O objetivo não é tirar a liberdade deles no automóvel, mas impedir, em caso de colisão, que o passageiro não seja jogado para fora do veículo ou que bata contra o para-brisa.
2.     Possivelmente você já deve ter lido “uso obrigatório de máscara”. Infelizmente, muitos ficaram chateados por isso, mas objetivo não é tirar a sua liberdade, mas protegê-lo, e aos outros, de contrair COVID-19.
3.     Não é diferente na vida cristã: a Bíblia Sagrada define como deve ser a vida de um cristão. Ele sabe que o propósito dos ensinos bíblicos é colocar limites para protegê-lo do pecado e suas consequências.

A Bíblia nos ensina que diante de qualquer assunto, decisão ou atitude, precisamos sempre seguir sua orientação:
1.     Convém? É importante que saibamos o que convém e o que não convém. O que deve fazer parte e o que não deve da nossa vida. Devemos sempre analisar se outras pessoas serão escandalizadas com as nossas atitudes. Nem tudo convém (1 Coríntios 6.12; 10.23).
2.     Edifica? (1 Co10.23). Edificar no sentido de construir algo de Deus, de fazer crescer espiritualmente, de aproximar de Deus (1 Coríntios 6.12; 10.23).
3.     Domina? A Bíblia diz que é bom ter autoridade e controle sobre as minhas ações, do contrário, eu perco a minha liberdade e torno-me escravo de minhas ações (1 Coríntios 6.12; 10.23).
·       A TV é um instrumento de lazer e informação, mas se não tivermos controle sobre ela, deixaremos de fazer várias coisas na vida, ela passará a ter o controle e definirá os dias e horários que ficaremos ligados nela. Isso também acontece com as mídias sociais, internet, jogos etc.

POR QUEM VOCÊ É DOMINADO?

Deixe seu comentário