Mens_Cec4_ago_24_Pdf (260 downloads) Mens_Cec4_ago_24_WhatsApp/Telegram (188 downloads)
O salmo começa com uma questão fundamental e básica do salmista: de onde vem a ajuda nos momentos difíceis da vida? Quem é capaz de intervir de forma salvadora em meio às adversidades da existência humana? A resposta é clara e imediata: a verdadeira ajuda vem do Senhor, o Criador do céu e da terra.
- Ao contrário dos ídolos sem vida, o Senhor é o Deus vivo que trouxe o universo à existência com Sua poderosa palavra. Ele possui o poder de criar e sustentar tudo o que existe, então Sua capacidade de cuidar de Seus filhos é infinita.
- Deus não descansa, Ele está sempre atento a nós, e não nos permitirá escorregar. Além de ser o Criador, Deus se revela como o protetor de Seu povo. Os versículos 4 e 5 expressam essa verdade de forma poética: “Eis que não adormecerá nem dormirá aquele que guarda Israel. O Senhor é o teu guardião; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita”. É um Deus vigilante, que nunca nos abandona.
- Como uma sombra que nos protege, ou como a nossa sombra à nossa direita nessa caminhada, assim é a presença protetora de Deus. A presença de Deus é pessoal, próxima e cuidadora. O Senhor está ao nosso lado.
- Deus trabalhará ativamente para que os crentes não caiam durante os dias que temos pela frente.
QUESTÃO PARA DEBATE/REFLEXÃO:
- Olhamos para o mundo e vemos montanhas de desafios: doenças, vícios, desemprego e injustiças. Os recursos humanos e naturais são limitados e se mostram insuficientes para nos socorrer. Contudo, olhamos para além dos montes, para além dos recursos humanos, buscando acalmar nossos corações. Nosso socorro não vem da terra, vem do céu; não vem dos homens nem dos anjos, mas de Deus. Ele é poderoso para nos guardar de tropeços e vigia por nós. Deus está sempre conosco, caminha sempre ao nosso lado e nos protege na saída e na entrada; desde agora e para sempre!
- Apesar de ter sido escrito há muito tempo, o Salmo 121 continua a ecoar em nossos corações atualmente. Em um mundo marcado pela incerteza, as palavras desse salmo nos lembram que a busca por Deus é uma necessidade fundamental do ser humano. A proteção divina, descrita nesse salmo, é uma fonte de força e paz para todos os que creem e servem a Senhor.