Mens_Cec1_abr_25_PDF (213 downloads) Mens_Cec1_abr_25_WhatsApp/Telegram (137 downloads)
O mundo em que vivemos está repleto de maldade e corrupção. No entanto, Cristo veio para nos libertar do poder deste século mau e nos conceder uma nova vida em Sua graça.
Para compreendermos a obra de Cristo, é crucial entendermos a condição humana:
- Condição Humana:
- Pecadores por natureza (Salmo 51:5): O salmista declara que o ser humano é pecador desde o nascimento, pois a natureza humana é inerentemente inclinada ao pecado.
- Pecadores por escolha (João 3:19): Aqueles que praticam o mal odeiam a luz e a evitam, para que suas más ações não sejam reveladas.
- Espiritualmente mortos (Efésios 2:1-3): “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, seguindo a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora atua nos que vivem na desobediência”.
- Afastados da glória de Deus (Romanos 3:23): Devido ao pecado, estamos separados de tudo o que Deus representa. O pecado nos afasta da presença divina e nos impede de experimentar Sua plenitude.
- A depravação humana e a necessidade de resgate:
- O “presente século mau” exerce um poder significativo sobre aqueles que não servem a Jesus, influenciando comportamentos, tendências e vícios, e desviando-os do caminho do Senhor.
- Assim como um morto não pode ressuscitar a si, o ser humano precisa da intervenção divina, pois somente Cristo é quem nos concede vida espiritual.
- Jesus Cristo: a solução para o pecador (Gálatas 1.4).
- Jesus “se entregou” pelos nossos pecados no sentido de conceder, outorgar ou transmitir. Sua morte na cruz foi um ato de graça, um ato de doação. É também a base da nossa salvação. Jesus doou Sua vida terrena para podermos ter Sua vida eterna. Ninguém extraiu Sua vida; Ele a doou por nós de bom grado. Sua morte na cruz não foi um acidente, mas dentro de Seu propósito de salvação (Mc 10:45; Jo 10:11; Tito 2:14).
- Jesus tinha um interesse especial em nos salvar não somente de nossos pecados, mas do poder do pecado. Ele tinha prazer em nos libertar e resgatar deste presente mundo mau. Não há libertação à parte da obra de Cristo.
- Aplicação:
- O que o sacrifício de Cristo revela sobre o amor de Deus por nós?
- Em quais áreas de nossas vidas precisamos experimentar mais a libertação que Cristo oferece?
- Como Deus nos liberta do poder deste século mau?
- Como essa libertação pode alcançar o ser humano?