Mens_CEC2_set_24_Pdf (282 downloads) Mens_Cec2_set_24_WhatsApp/Telegram (190 downloads)
O Salmo 128 é um cântico de alegria que exalta a bênção de um lar temente a Deus. Ele revela o impacto profundo que uma vida dedicada ao Senhor pode ter sobre a família. A felicidade descrita no Salmo não é obra do acaso, mas o resultado direto de um relacionamento sincero com Deus, onde o temor ao Senhor serve como a base sólida para uma vida plena e abençoada (v. 1).
O Salmo também ressalta uma vida longa e a possibilidade da felicidade familiar se estender para além dos filhos, alcançando os netos (v. 6), como resultado do temor ao Senhor. Essa continuidade de bênçãos nas gerações futuras é uma manifestação do cuidado e da graça de Deus sobre a família.
Contudo, o homem temente a Deus, conforme descrito pelo salmista, não se contenta em ver as bênçãos de Deus apenas sobre seus entes queridos — cônjuge, filhos, netos. Ele também anseia pela prosperidade da comunidade, da cidade, ou da nação em que vive. O desejo de ver Jerusalém prosperar (v. 5) reflete esse anseio de que as bênçãos do Senhor se estendam para além dos limites do lar, impactando positivamente toda a sociedade.
QUESTÃO PARA DEBATE/REFLEXÃO:
1. Como podemos, como famílias tementes a Deus, expandir o impacto de nossas bênçãos para a comunidade, cidade ou nação em que vivemos?
2. Em que medida a felicidade familiar que experimentamos deve nos motivar a buscar o bem-estar e a prosperidade das pessoas ao nosso redor?