Mensagens

4ª. Mensagem da CEC / junho de 2021 Os resultados de uma vida transformada por Deus, Filemom 1-25

Mens_CEC4_jun_21_Pdf (456 downloads) Mens_CEC4_jun_21_WhatsApp (353 downloads)

A carta de Paulo a Filemom trás, a cada um de nós, ensinamentos que devem ser aplicados à nossa vida, diariamente. Pontuamos alguns, como:
1.     Ter uma perspectiva diferente do normal. Muitos, ao passarem por uma situação similar ao do apóstolo Paulo, preso por causa do evangelho, reclamam e imaginam que foram abandonados por Deus, que não deveriam estar passando por essas situações por ter trabalhado na obra de Deus. Diferente de todos esses, o apóstolo Paulo tem uma visão diferente do que estava acontecendo e, ao invés de reclamar de Deus, por está preso, considerou-se prisioneiro de Cristo (vs 9);
·      Sua prisão não diminuiu sua dedicação a Obra do mestre. Isso o fez conquistar pessoas para Jesus e escrever várias cartas para edificação da igreja.

2.     O reconhecimento do que as pessoas fazem. Costumamos elogiar as pessoas apenas após seu falecimento, principalmente em um velório. Nesses momentos costumam se lembrar das qualidades do falecido. Na contramão desse tipo de atitude, Paulo faz elogios a Filemom pelo estilo de vida cristã vivida (vs 5-7).
·      Temos a responsabilidade de viver uma vida que honre a Deus e Sua Palavra.

3.     Devemos ser instrumentos de Deus para restauração de relacionamentos entre as pessoas (vs10).

4.     A conversão ocasiona mudança de vida. A imagem de Onésimo apresentada na epístola mostra a transformação que o evangelho de Jesus Cristo pode realizar (vs 10,11,13,16).
a.     No passado, Onésimo foi inútil para Filemom, pois sucumbiu à influência do pecado e acabou agindo contra seus próprios interesses.
b.     Sua inutilidade desapareceu, quando foi transformado pela graça de Deus. Sua desonestidade, egoísmo, e falsidade foram removidos pelo poder da verdadeira liberdade, tornando-se, assim, uma pessoa confiável.

5.     Quando um pecador se arrepende, sua vida é transformada pelo poder de Deus. Depois de ser uma pessoa inútil para si mesmo e para os outros, ela se torna uma bênção para os outros.

Deixe seu comentário