Mensagens

4ª Mensagem da CEC/dezembro de 2024 Um autoexame (2 Coríntios 13:5)  

Mens_Cec4_dez_24_PDF (69 downloads) Mens_Cec4_dez_24_WhatsApp/Telegram (38 downloads)

Da mesma forma que temos de realizar exames para avaliar a saúde do nosso corpo, nossa vida espiritual requer uma constante autoavaliação. O apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 13:5, faz um desafio a igreja para um autoexame. Ele adverte: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!”

I.       Este versículo é um chamado para que analisemos a nós mesmos, para que verifiquemos se a nossa fé é genuína, e se está enraizada em Cristo (Mateus 3:8).
a.      Se verdadeiramente O recebemos como Salvador e Senhor.
b.     Ou estamos permitindo que vozes duvidosas abalem nossa fé e nosso compromisso com a verdade do Evangelho.
c.      Se Ele habita em nossos corações (2 Coríntios 13:5b).

II.     Como podemos realizar esse autoexame? Como podemos provar a nós mesmos?
·       Questionando nossa conduta a luz da Palavra de Deus.
a.      Estamos, como os coríntios, se deixando levar por falsos mestres, por seus discursos vazios e aparências de espiritualidade, negligenciando a verdadeira essência do Evangelho?
b.     Cristo está em nós? Se Ele está em nós, a nossa vida é um reflexo de Sua presença, pois buscamos a santidade (1 Pedro 1:15-16), a justiça (Mateus 5:6), a verdade (João 14:6), somos sal da terra e luz neste mundo (Mateus 5:13-14), testemunhamos do amor de Deus e de Sua graça transformadora.
c.     Quanto tempo dedicamos à oração, à leitura da Bíblia e à comunhão com os irmãos (Hb 10:25), ao evangelismo e discipulado (Mt 28.19-20.

Estas são apenas algumas perguntas que podemos nos fazer para avaliar a nossa fé. É importante lembrar que este autoexame não deve ser feito com um espírito de condenação, mas sim com um coração humilde e sincero, buscando o aperfeiçoamento da nossa vida cristã, amparados pela graça de Deus.

Deixe seu comentário