O TEMPO A SÓS COM DEUS
Vida publica (O que se vê). Tempo a sós com Deus (O que não se vê)
Simples: Nós não podemos enfocar nossa vida em Deus como nossa rocha e fortaleza, experimentando Sua presença, se não separarmos a cada dia o tempo para escutar Sua Palavra e falar sinceramente com Ele.
A importância deste encontro diário com Deus é apoiado em três verdades da Palavra de Deus:
1) Não temos em nós mesmos os recursos espirituais (sabedoria e fortaleza) que necessitamos para dirigir nossa vida corretamente. Jeremias 10.23 / Jeremias 2.13 / Jeremias 17.5;
2) Jesus quer habitar em nossa vida a cada dia. Deseja trazer ordem em nossa vida pessoal (nossas atitudes, nossos valores, nossas ambições, nossas prioridades e nossas fontes de confiança) e fortalecer nosso homem interior. Efésios 2.14-19;
3) O Espírito Santo foi dado por Deus para fortalecer nossa vida interior com Seu poder como se fosse um rio de água viva. João 7.37-39. A condição para que isto aconteça: “Se alguém tem sede, que venha para mim e beba”.
A Palavra de Deus nos deixa claro que se descuidarmos de nossa vida pessoal com Deus, nosso homem interior não poderá sustentar-se ante o peso e as pressões da vida e do ministério.
Se não houver um companheirismo intimo a cada dia com Ele não poderemos resistir nem as pressões, nem os ataques, nem os períodos secos em nossa vida.
COMO É O TEMPO A SÓS COM DEUS?
1) É o momento de reenfocar e renovar-se. Hebreus 12.1-2.
Enfocamos nossa vida em Deus e não em nós. Aqui colocamos o ego, os problemas, as inquietações e as circunstâncias de nossa vida no lugar apropriado.
Torna-se um momento de renovação de responsabilidade ante um Deus que tem propósitos para nós.
2) É o tempo de avaliação e reestruturação de nossa vida. Revalorizamos nossa vida à imagem de Deus. Quem somos? Para que estamos? Aonde vamos? Reestruturamos nossos valores, condutas, motivos, metas, atitudes e pensamentos.
Como quando se limpa um deposito, devemos limpar nossa vida diariamente de hábitos, medos, fontes de confiança falsas.
3) É o tempo de frear-se e resistir. Provérbios 4.20-23
O objetivo é que Deus mande mais em nossas vidas.
O homem interior, o que ninguém vê, produz o homem que todos vêem. O homem interior dirige nossa vida pública com seus trabalhos, ministério e responsabilidades.
Se não houver tempo a sós com Deus, o que se vê na vida publica é somente o resultado dos esforços.
PORQUE O TEMPO A SÓS COM DEUS É ABANDONADO?
Há pessoas que se queixam que Deus não os guia, mas possivelmente não estejam escutando a Ele, pois colorem de expectativas falsas. O escutar deles tem a ver com que “querem escutar”. Passam a procurá-lo apenas para que Ele dê o que pedem, sem perguntar o que Ele quer dar, ou quais os planos que tem para eles. Não tendo o resultado esperado, desistem.