Notícias

A Familia e os Desafios Atuais

imagesA Familia e os desafios atuais

O divórcio é, sem dúvida alguma, um dos grandes desafios que a família tem enfrentado nestes tempos. O que temos visto é um aumento constante das taxas de divórcio em nosso país. A continuar no ritmo atual de crescimento, podemos afirmar que em breve o divórcio e as separações não oficiais se tornarão uma epidemia na sociedade brasileira. Nas últimas décadas, o número de divórcios mais do que dobrou; isto é, passou de 12% para 30%! Isto significa que, para cada 100 casamentos realizados no nosso país, 30 acabam em divórcio.
São inegáveis os prejuízos do divórcio, e não desejo aqui aprofundar esse aspecto.
O que podemos fazer para enfrentar esse desafio? Primeiramente, precisamos fortalecer a instituição do casamento em nossas igrejas. Precisamos dizer em alto e bom som que o casamento não é um contrato, algo precário e descartável, mas uma aliança entre um homem e uma mulher, diante de Deus. Infelizmente, muitos já se casam pensando na possibilidade de divórcio. Ainda que garantido pela legislação e pelas instituições brasileiras, essa palavra deve ser banida do dicionário conjugal de um casal, especialmente cristão.
Outro caminho para enfrentarmos o desafio do divórcio é oferecer, para todas as faixas etárias, uma educação para o matrimônio. Como igrejas, temos errado em abordar os temas que fazem parte da vida conjugal somente para os casados. Em outras palavras, por que em geral falamos em casamento somente para os casados?
Podemos educar para o matrimônio tendo na Escola Bíblica Dominical classes sobre o tema, não somente abertas para casais, mas para todos quantos desejarem aprender a construir uma vida conjugal agradável. Devemos estudar doutrina bíblica e sólida, porque nossas igrejas estão sendo constantemente açoitadas por ventos de heresias, mas haverá pouco impacto resultante desse estudo, se em casa não houver um reflexo dessa boa doutrina na vida de cada membro da família.

Deixe seu comentário